sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marinha britânica resgata cerca de 500 pessoas ao largo de Itália

A marinha britânica socorreu este domingo cerca de 500 pessoas a bordo de quatro embarcações em perigo ao largo de Itália, cuja chegada eleva para mais de 50 mil o número de migrantes que desembarcaram este ano na costa italiana.

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas. (Arquivo)

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas. (Arquivo)

© Soe Zeya Tun / Reuters

Um helicóptero a bordo do navio da Marinha Real 'Bulwark', que faz parte da frota multinacional que patrulha o Mediterrâneo, avistou quatro barcos hoje de manhã nas águas territoriais entre a Líbia e a Itália, disse um porta-voz do Ministério da Defesa britânico, em Londres.

"O 'Bulwark' começou as operações de socorro para resgatar as pessoas que seguiam a bordo", acrescentou.

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas.

A marinha italiana, que recolheu 475 migrantes na Sicília, indicou ter recebido no barco de resgate sete mulheres grávidas, que foram hospitalizadas à chegada.

A guarda costeira italiana informou que os fuzileiros navais italianos, alemães e irlandeses tinham feito parte da operação, coordenada pela Organização Não Governamental MOAS (Migrant Offshore Aid Station), com sede em Malta, e pelos Médicos Sem Fronteiras.

Com os migrantes resgatados neste fim de semana e com os que chegaram aos portos da Sicília e ao sul da Itália, o número de migrantes acolhidos desde o início do ano pelo país deverá exceder os 50.000, o que representa um aumento superior a 10% durante os primeiros cinco meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2014, desembarcaram na costa italiana 170 mil migrantes.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, cerca de 1.770 homens, mulheres e crianças morreram ou desapareceram ao tentar a travessia, incluindo cerca de 800 migrantes no naufrágio de um barco em abril, a pior tragédia das últimas décadas no Mediterrâneo.

A Comissão Europeia instou os Estados-Membros da UE a apoiarem 40.000 requerentes de asilo da Síria e da Eritreia que chegaram à Itália e à Grécia, em solidariedade com Roma e com Atenas, mas o pedido tem suscitado grandes reservas, nomeadamente em França.
Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..