sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Marinha britânica resgata cerca de 500 pessoas ao largo de Itália

A marinha britânica socorreu este domingo cerca de 500 pessoas a bordo de quatro embarcações em perigo ao largo de Itália, cuja chegada eleva para mais de 50 mil o número de migrantes que desembarcaram este ano na costa italiana.

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas. (Arquivo)

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas. (Arquivo)

© Soe Zeya Tun / Reuters

Um helicóptero a bordo do navio da Marinha Real 'Bulwark', que faz parte da frota multinacional que patrulha o Mediterrâneo, avistou quatro barcos hoje de manhã nas águas territoriais entre a Líbia e a Itália, disse um porta-voz do Ministério da Defesa britânico, em Londres.

"O 'Bulwark' começou as operações de socorro para resgatar as pessoas que seguiam a bordo", acrescentou.

No sábado, cerca de 3500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas.

A marinha italiana, que recolheu 475 migrantes na Sicília, indicou ter recebido no barco de resgate sete mulheres grávidas, que foram hospitalizadas à chegada.

A guarda costeira italiana informou que os fuzileiros navais italianos, alemães e irlandeses tinham feito parte da operação, coordenada pela Organização Não Governamental MOAS (Migrant Offshore Aid Station), com sede em Malta, e pelos Médicos Sem Fronteiras.

Com os migrantes resgatados neste fim de semana e com os que chegaram aos portos da Sicília e ao sul da Itália, o número de migrantes acolhidos desde o início do ano pelo país deverá exceder os 50.000, o que representa um aumento superior a 10% durante os primeiros cinco meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2014, desembarcaram na costa italiana 170 mil migrantes.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, cerca de 1.770 homens, mulheres e crianças morreram ou desapareceram ao tentar a travessia, incluindo cerca de 800 migrantes no naufrágio de um barco em abril, a pior tragédia das últimas décadas no Mediterrâneo.

A Comissão Europeia instou os Estados-Membros da UE a apoiarem 40.000 requerentes de asilo da Síria e da Eritreia que chegaram à Itália e à Grécia, em solidariedade com Roma e com Atenas, mas o pedido tem suscitado grandes reservas, nomeadamente em França.
Lusa
  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.