sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Doze mortos em operação de resgate de 823 imigrantes no sul de Itália

A Guarda Costeira italiana anunciou hoje a descoberta de 12 cadáveres nas operações de resgate de 823 pessoas, na quinta-feira, em oito operações no Mediterrâneo.

© Antonio Parrinello / Reuters

Os 12 corpos foram encontrados numa embarcação insuflável, parcialmente afundada, em que viajavam outras 106 pessoas

Sete das operações de resgate foram realizadas por um navio da guarda costeira e dois barcos a motor, com base no porto de Lampedusa, assistidos por outra embarcação.

Nas imagens distribuídas pela Guarda Costeira pode ver-se uma embarcação cheia de pessoas com coletes salva-vidas e que começaram a bater palmas e a agitar os braços durante a aproximação do barco de resgate.

  • Quase 300 migrantes resgatados no Mediterrâneo e levados para Catania
    1:59

    Mundo

    Cerca de 300 migrantes foram resgatados, esta quinta-feira, das águas do Mediterrâneo e levados para o porto italiano de Catania, na Sicília. Isto no dia em que o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, apelou a uma "resposta robusta" e "mais eficaz" por parte da União Europeia perante a crise dos refugiados.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite