sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia francesa deteve cinco suspeitos de passarem migrantes através do canal da Mancha

Cinco pessoas suspeitas de tráfico de seres humanos entre a França e a Grã-Bretanha estavam hoje sob custódia num inquérito sobre uma rede de contrabandistas albaneses, informou a procuradoria de Boulogne-sur-Mer (norte de França).

© Juan Medina / Reuters

Os suspeitos, quatro dos quais de origem albanesa, estão sob custódia desde terça-feira. Entre eles encontra-se uma mulher estabelecida no litoral francês.

Eles permitiriam, a troco de pagamento, que migrantes viajassem para Inglaterra escondidos em camiões.

"Havia uma ligação com os camionistas" de veículos que atravessam o canal, indicou uma fonte policial.

As detenções resultam de uma longa investigação realizada na zona da costa francesa, mas também na Grã-Bretanha, segundo a mesma fonte.

Centenas de migrantes afluem a Calais na esperança de conseguir alcançar o Reino Unido, seja a bordo dos "ferry" que partem do porto, seja sobre os comboios que utilizam o túnel sob o canal da Mancha ou escondidos em camiões.

O reforço das medidas de controlo e segurança nos últimos dois meses tem levado a que as tentativas sejam mais arriscadas.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35