sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia vai deixar entrar número limitado de migrantes "vulneráveis"

O Governo da Macedónia anunciou hoje que vai permitir a entrada no país de um número limitado de migrantes considerados vulneráveis, depois de ter fechado a fronteira com a Grécia, junto à qual estão concentrados milhares de refugiados.

© Alexandros Avramidis / Reuter

"Um número limitado de migrantes ilegais de categorias vulneráveis está autorizado a entrar na Macedónia e a receber ajuda em conformidade com a capacidade do Estado", afirmou o Ministério do Interior num comunicado.

O texto não precisa quais são as categorias vulneráveis.

Nas últimas 24 horas, segundo o texto, a polícia emitiu documentos de trânsito temporários para 181 migrantes, maioritariamente da Síria, Bangladesh e Paquistão, que pretendem atravessar o território macedónio e seguir para o norte da Europa.

Antes de decretar o estado de emergência na fronteira sul, na quinta-feira, a Macedónia estava a emitir uma média de 1.300 documentos de trânsito temporários por dia, acrescentou.

Desde 19 de junho, mais de 41.000 migrantes atravessaram a fronteira com a Grécia, segundo a polícia.

Cerca de 3.000 pessoas, na maioria refugiados sírios, estão retidas do outro lado da fronteira, perto da aldeia grega de Edomeni, desde que o governo macedónio enviou tropas para a zona para controlar o afluxo de migrantes provenientes da Grécia.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.