sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Itália lança operação para resgatar até 3.000 migrantes no Mediterrâneo

A Guarda Costeira italiana anunciou hoje o estabelecimento de uma operação para resgatar até 3.000 migrantes, à deriva no Mar Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia, após pedidos de socorro de 18 embarcações.

Arquivo

Arquivo

© Handout . / Reuters

Pelo menos sete navios -- seis italianos e um norueguês -- participam nesta vasta operação de socorro a migrantes, que se encontram em 14 barcos semirrígidos e outras quatro embarcações, num total de 2.000 e 3.000 migrantes.

Mais de 104 mil migrantes de África, do Médio Oriente e do sul da Ásia já chegaram ao sul da Itália este ano, depois de serem resgatados no Mediterrâneo.

Outros 135 mil chegaram à Grécia e mais de 2.300 morreram no mar, durante a tentativa de chegar à Europa.

A polícia de Palermo, na Sicília, anunciou hoje ter detido seis egípcios acusados de serem traficantes de imigrantes, encontrados num barco à deriva a 19 de agosto.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.