sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Itália lança operação para resgatar até 3.000 migrantes no Mediterrâneo

A Guarda Costeira italiana anunciou hoje o estabelecimento de uma operação para resgatar até 3.000 migrantes, à deriva no Mar Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia, após pedidos de socorro de 18 embarcações.

Arquivo

Arquivo

© Handout . / Reuters

Pelo menos sete navios -- seis italianos e um norueguês -- participam nesta vasta operação de socorro a migrantes, que se encontram em 14 barcos semirrígidos e outras quatro embarcações, num total de 2.000 e 3.000 migrantes.

Mais de 104 mil migrantes de África, do Médio Oriente e do sul da Ásia já chegaram ao sul da Itália este ano, depois de serem resgatados no Mediterrâneo.

Outros 135 mil chegaram à Grécia e mais de 2.300 morreram no mar, durante a tentativa de chegar à Europa.

A polícia de Palermo, na Sicília, anunciou hoje ter detido seis egípcios acusados de serem traficantes de imigrantes, encontrados num barco à deriva a 19 de agosto.

Lusa

  • Aluno abre fogo em escola brasileira, pelo menos dois mortos

    Mundo

    Um aluno de 14 anos disparou vários tiros esta sexta-feira numa escola particular, em Goiânia, no Brasil. De acordo com o Globo, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos com gravidade. O aluno do 8.º ano foi detido pelas autoridades.

  • Um morto e sete feridos em ataque com faca na Polónia

    Mundo

    Um homem atacou esta sexta-feira várias pessoas com uma faca, num centro comercial em Stalowa Wola, na Polónia. Segundo as autoridades, uma pessoa morreram e sete ficaram feridas. O atacante foi preso pela polícia, depois de ser detido por alguns cidadãos que estavam no centro comercial.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão