sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Merkel diz que morte de refugiados na Áustria é um aviso para a Europa

A descoberta "horrível" dos corpos de até 50 refugiados asfixiados num camião na Áustria é um aviso para que a Europa enfrente esta crise migratória, declarou hoje a chanceler alemã Angela Merkel citada pela agência France Presse (AFP).

© Stefanie Loos / Reuters

"Fomos todos abalados pelas notícias horríveis de que até 50 pessoas morreram (...), pessoas que vinham à procura de segurança", afirmou a chefe de governo numa cimeira com líderes da região, em Viena.

"É a minha convicção firme que a Europa, como continente rico, é capaz de resolver o problema" da chegada em massa de pessoas que fogem de conflitos, afirmou, acrescentando que o incidente "é um aviso para trabalhar para resolver este problema e mostrar solidariedade".

"Os países de trânsito nos Balcãs ocidentais estão a enfrentar desafios enormes", afirmou a líder alemã, defendendo que a União Europeia tem "a responsabilidade de os ajudar".

Os chefes de governo da Alemanha e da Áustria, Angela Merkel e Werner Faymann, respetivamente, instaram hoje em Viena os líderes europeus a trabalhar para resolver o problema dos refugiados em espírito de solidariedade, acrescentou a agência espanhola EFE.

O chefe de governo austríaco sublinhou a necessidade de chegar a acordo sobre uma "distribuição justa, com cotas obrigatórias" das pessoas entre os países membros da União Europeia.

Entre 30 e 50 corpos de refugiados foram encontrados hoje num camião estacionado na berma de uma autoestrada na Áustria, noticiou hoje a agência austríaca APA.

As vítimas terão morrido asfixiadas, quando viajavam de forma ilegal, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.