sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Merkel diz que morte de refugiados na Áustria é um aviso para a Europa

A descoberta "horrível" dos corpos de até 50 refugiados asfixiados num camião na Áustria é um aviso para que a Europa enfrente esta crise migratória, declarou hoje a chanceler alemã Angela Merkel citada pela agência France Presse (AFP).

© Stefanie Loos / Reuters

"Fomos todos abalados pelas notícias horríveis de que até 50 pessoas morreram (...), pessoas que vinham à procura de segurança", afirmou a chefe de governo numa cimeira com líderes da região, em Viena.

"É a minha convicção firme que a Europa, como continente rico, é capaz de resolver o problema" da chegada em massa de pessoas que fogem de conflitos, afirmou, acrescentando que o incidente "é um aviso para trabalhar para resolver este problema e mostrar solidariedade".

"Os países de trânsito nos Balcãs ocidentais estão a enfrentar desafios enormes", afirmou a líder alemã, defendendo que a União Europeia tem "a responsabilidade de os ajudar".

Os chefes de governo da Alemanha e da Áustria, Angela Merkel e Werner Faymann, respetivamente, instaram hoje em Viena os líderes europeus a trabalhar para resolver o problema dos refugiados em espírito de solidariedade, acrescentou a agência espanhola EFE.

O chefe de governo austríaco sublinhou a necessidade de chegar a acordo sobre uma "distribuição justa, com cotas obrigatórias" das pessoas entre os países membros da União Europeia.

Entre 30 e 50 corpos de refugiados foram encontrados hoje num camião estacionado na berma de uma autoestrada na Áustria, noticiou hoje a agência austríaca APA.

As vítimas terão morrido asfixiadas, quando viajavam de forma ilegal, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.