sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Recorde de imigrantes sem documentos num só dia na Hungria

A polícia da Hungria intercetou, esta quarta-feira, 3.241 pessoas, incluindo 700 menores, após terem cruzado a fronteira ilegalmente a partir da Sérvia, um número recorde de entrada no país num único dia, informaram as forças de segurança.

© Bernadett Szabo / Reuters

Este elevado número deve-se ao facto de os 7.000 refugiados que no passado fim de semana passaram da Macedónia para Sérvia terem chegado já à fronteira húngara.

À semelhança de semanas anteriores, os recém-chegados provêm, na sua maioria, de países em conflito, como a Síria, Afeganistão e Paquistão, e aspiram requerer asilo num país da União Europeia (UE).

Desde o início do ano mais de 130 mil refugiados entraram na Hungria, apesar de a maioria abandonar o país pouco tempo depois, seguindo rumo a Estados europeus mais ricos, como Alemanha e a Áustria.

Entretanto, o governo de Budapeste, que está a concluir a instalação de uma vedação de 175 quilómetros ao longo da sua fronteira com a Sérvia, anunciou, esta quarta-feira, que vai mobilizar mais de 2.000 polícias para reforçar a defesa das suas fronteiras, estando em cima da mesa a possibilidade de recorrer ao exército.

Essa foi pelo menos a intenção manifestada na quarta-feira pelo partido no poder na Hungria com vista a travar o afluxo de migrantes.

O governo quer "possibilitar o recurso ao exército em tarefas relacionadas com a defesa da fronteira e com a migração", disse o deputado e vice-presidente da comissão parlamentar de Segurança Nacional, Szilard Nemeth, do partido Fidesz, no poder.

O plano deverá ser votado em sessão extraordinária do parlamento na próxima semana, segundo o mesmo responsável.

A Áustria acolhe hoje uma cimeira regional dos Balcãs, centrada na crise dos refugiados, na qual participam, entre outros líderes, a chanceler alemã, Angela Merkel.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01