sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia húngara para comboio e obriga refugiados a sair

A polícia húngara parou esta manhã o comboio com refugiados que tinha partido de Budapeste e cujo destino seria a Áustria. De acordo com jornalistas da Reuters e da Sky News que seguiam, a bordo, as autoridades deram ordens aos migrantes para sair na cidade de Bicske, onde a Hungria tem um centro de acolhimento.

© Leonhard Foeger / Reuters

© Laszlo Balogh / Reuters

© Leonhard Foeger / Reuters

O comboio foi parado em Bicske, um dos quatro principais campos de refugiados do país, a cerca de 40 quilómetros de Budapeste.

Os protestos dos refugiados levaram à intervação da polícia de choque. Pelo menos uma carruagem foi evacuada à força.

Todos os outros passageiros desceram e embarcaram num outro comboio.

O comboio, que partiu da gare Keleti às 11:20 locais (10:20 em Lisboa) com 200 a 300 pessoas a bordo, deveria dividir-se a meio caminho em duas composições, uma com destino a Szombathely e outra a Sopron, duas cidades do noroeste da Hungria próximas da fronteira com a Áustria.

Um segundo comboio partiu pouco depois de Keleti com destino a Gyor, também perto da fronteira, com cerca de 100 migrantes e dezenas de polícias a bordo.

A gare foi reaberta hoje, depois de ter estado fechada pelas autoridades durante dois dias.

Cerca de 2.000 pessoas mantêm-se nas imediações da estação, num campo de refugiados improvisado, à espera de poder partir para a Áustria ou a Alemanha.

Com Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.