sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia húngara para comboio e obriga refugiados a sair

A polícia húngara parou esta manhã o comboio com refugiados que tinha partido de Budapeste e cujo destino seria a Áustria. De acordo com jornalistas da Reuters e da Sky News que seguiam, a bordo, as autoridades deram ordens aos migrantes para sair na cidade de Bicske, onde a Hungria tem um centro de acolhimento.

© Leonhard Foeger / Reuters

© Laszlo Balogh / Reuters

© Leonhard Foeger / Reuters

O comboio foi parado em Bicske, um dos quatro principais campos de refugiados do país, a cerca de 40 quilómetros de Budapeste.

Os protestos dos refugiados levaram à intervação da polícia de choque. Pelo menos uma carruagem foi evacuada à força.

Todos os outros passageiros desceram e embarcaram num outro comboio.

O comboio, que partiu da gare Keleti às 11:20 locais (10:20 em Lisboa) com 200 a 300 pessoas a bordo, deveria dividir-se a meio caminho em duas composições, uma com destino a Szombathely e outra a Sopron, duas cidades do noroeste da Hungria próximas da fronteira com a Áustria.

Um segundo comboio partiu pouco depois de Keleti com destino a Gyor, também perto da fronteira, com cerca de 100 migrantes e dezenas de polícias a bordo.

A gare foi reaberta hoje, depois de ter estado fechada pelas autoridades durante dois dias.

Cerca de 2.000 pessoas mantêm-se nas imediações da estação, num campo de refugiados improvisado, à espera de poder partir para a Áustria ou a Alemanha.

Com Lusa

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00