sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

"Migrações UEFA" apoia iniciativa do FC Porto e encoraja clubes a adotá-la

A UEFA revelou hoje o apoio à iniciativa do FC Porto de doar um euro para ajudar os migrantes por cada bilhete nos primeiros jogos em casa da Liga dos Campeões de futebol.

Estádio do Dragão (Arquivo)

Estádio do Dragão (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

"Foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa", afirmou o diretor de comunicação do organismo, Pedro Pinto, em declarações à Lusa.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, escreveu à UEFA a 4 de setembro, anunciando a doação de um euro por cada bilhete vendido do jogo da 'Champions' frente ao Chelsea, da segunda jornada do Grupo G, convidando os outros 31 clubes participantes a aderir à iniciativa.

"A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu", lê-se na carta enviada à UEFA.

Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projeto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, acrescentou ainda o diretor de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31