sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

"Migrações UEFA" apoia iniciativa do FC Porto e encoraja clubes a adotá-la

A UEFA revelou hoje o apoio à iniciativa do FC Porto de doar um euro para ajudar os migrantes por cada bilhete nos primeiros jogos em casa da Liga dos Campeões de futebol.

Estádio do Dragão (Arquivo)

Estádio do Dragão (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

"Foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa", afirmou o diretor de comunicação do organismo, Pedro Pinto, em declarações à Lusa.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, escreveu à UEFA a 4 de setembro, anunciando a doação de um euro por cada bilhete vendido do jogo da 'Champions' frente ao Chelsea, da segunda jornada do Grupo G, convidando os outros 31 clubes participantes a aderir à iniciativa.

"A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu", lê-se na carta enviada à UEFA.

Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projeto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, acrescentou ainda o diretor de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.