sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon pede aos líderes europeus para responder aos refugiados

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos líderes europeus para agirem de forma responsável e humana com os refugiados que chegam às suas fronteiras, convidando-os para uma reunião sobre a migração no final deste mês.

© Afolabi Sotunde / Reuters

Ban Ki-moon esteve em contacto com os responsáveis máximos de sete governos europeus ao longo dos últimos dias devido à onda de refugiados da Síria, Iraque e outros países onde o denominador comum é a guerra, afirmou o porta-voz Stephane Dujarric.

Segundo a fonte, nessas conversas, Ban Ki-moon sublinhou que "a grande maioria das pessoas que chegam à Europa são refugiados que fogem à guerra e à violência e que têm o direito de requerer asilo, sem qualquer forma de discriminação".

Stephane Dujarric afirmou que o secretário-geral das Nações Unidas também "aplaudiu os exemplos inspiradores que foram exibidos em toda a Europa por cidadãos e a sociedade civil".

No entanto, Ban Ki-moon sublinhou que os esforços devem continuar: "O secretário-geral apelou aos líderes europeus para serem a voz daqueles que necessitam de proteção e de encontrar rapidamente uma abordagem conjunta para resolver as suas necessidades básicas", frisou Dujarric.

Ban Ki-moon convidou os líderes para uma reunião de alto nível sobre migração a 30 de setembro em Nova Iorque à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas anual, onde são esperados cerca de 150 chefes de Estado a participar.

Stephane Dujarric não especificou quais os líderes que tinham sido convidados, ou outros detalhes sobre a reunião, mas acrescentou que as conversas do secretário-geral foram com a Áustria, República Checa, Alemanha, Grécia, Hungria, Polónia e Eslováquia.

Segundo o porta-voz, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, foi sincero na sua oposição ao acolhimento dos migrantes para o seu país ou da Europa em geral.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido aos SMS de Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17