sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon pede aos líderes europeus para responder aos refugiados

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos líderes europeus para agirem de forma responsável e humana com os refugiados que chegam às suas fronteiras, convidando-os para uma reunião sobre a migração no final deste mês.

© Afolabi Sotunde / Reuters

Ban Ki-moon esteve em contacto com os responsáveis máximos de sete governos europeus ao longo dos últimos dias devido à onda de refugiados da Síria, Iraque e outros países onde o denominador comum é a guerra, afirmou o porta-voz Stephane Dujarric.

Segundo a fonte, nessas conversas, Ban Ki-moon sublinhou que "a grande maioria das pessoas que chegam à Europa são refugiados que fogem à guerra e à violência e que têm o direito de requerer asilo, sem qualquer forma de discriminação".

Stephane Dujarric afirmou que o secretário-geral das Nações Unidas também "aplaudiu os exemplos inspiradores que foram exibidos em toda a Europa por cidadãos e a sociedade civil".

No entanto, Ban Ki-moon sublinhou que os esforços devem continuar: "O secretário-geral apelou aos líderes europeus para serem a voz daqueles que necessitam de proteção e de encontrar rapidamente uma abordagem conjunta para resolver as suas necessidades básicas", frisou Dujarric.

Ban Ki-moon convidou os líderes para uma reunião de alto nível sobre migração a 30 de setembro em Nova Iorque à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas anual, onde são esperados cerca de 150 chefes de Estado a participar.

Stephane Dujarric não especificou quais os líderes que tinham sido convidados, ou outros detalhes sobre a reunião, mas acrescentou que as conversas do secretário-geral foram com a Áustria, República Checa, Alemanha, Grécia, Hungria, Polónia e Eslováquia.

Segundo o porta-voz, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, foi sincero na sua oposição ao acolhimento dos migrantes para o seu país ou da Europa em geral.

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28