sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 6000 refugiados chegam a Atenas

Um total de 6.194 refugiados chegará hoje ao porto ateniense do Pireu em três navios procedentes das ilhas do mar Egeu, sobrelotadas devido ao desembarque diário de milhares de pessoas que querem seguir viagem até ao norte da Europa.

Refugiados cubanos imploram por água enquanto arriscam a fuga a sul de Key West, nos Estados Unidos.

Refugiados cubanos imploram por água enquanto arriscam a fuga a sul de Key West, nos Estados Unidos.

Reuters

Ao Pireu, o principal porto da Grécia, já chegaram 2.485 refugiados no primeiro de dois barcos, o "Eleftheros Venizelos", que faz a ligação com as ilhas com mais refugiados, como Lesbos e Cós.

Por causa da sua proximidade da costa da Turquia, as ilhas helénicas estão a transbordar com as chegadas diárias de refugiados, na maioria sírios, que em muitos casos não têm onde alojar-se nem acesso aos bens e serviços básicos.

Está previsto que atraquem hoje no Pireu mais duas embarcações com 3.709 pessoas a bordo.

Segundo o Fórum Grego para os Refugiados, cerca de 3.000 pessoas alojaram-se no centro de acolhimento temporário de Atenas, que o Governo do ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras pôs a funcionar há três semanas.

Dessas, 90% são de origem afegã e 10% procedem da Síria, Irão e Somália e costumam pernoitar no recinto entre dois e seis dias.

De acordo com a associação, que presta assistência nessas instalações, existe uma grande flutuação diária entre os que chegam e os que deixam o centro para seguir viagem até à fronteira com a Macedónia.

O seu objetivo é, dali, chegar à Sérvia e à Hungria e, depois de atravessarem a Áustria, instalarem-se na ansiada Alemanha e em outros países do centro e do norte da Europa.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) assegurou que mais de 30.000 refugiados chegaram desde o início deste ano às ilhas gregas, a grande maioria sírios que entraram em Lesbos, à espera de poderem alcançar o continente.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35