sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Registados 22.500 refugiados e migrantes na ilha grega de Lesbos

Cerca de 22.500 refugiados e migrantes foram desde segunda-feira registados na ilha grega de Lesbos, referiu hoje a polícia local.

© Dimitris Michalakis / Reuters

Lesbos, com cerca de 86 mil habitantes, é uma das muitas ilhas gregas do Mar Egeu, que enfrenta um afluxo considerável de migrantes, incluindo um grande número de sírios que cruzam o mar da Turquia.

As autoridades gregas abriram um centro de registo de emergência na ilha, na segunda-feira, para diminuir o número de migrantes que se acumulou, enquanto as autoridades tentavam controlar o ritmo das chegadas.

Muitas pessoas ficaram retidas na ilha por dias e semanas e sem os seus documentos não podem apanhar o ferry para a parte continental da Grécia e viajar para outros destinos da Europa.

Milhares de pessoas foram forçadas a acampar nas ruas, em condições precárias, e houve registo de confrontos com a polícia, que se esforçou por controlar as multidões.

Lusa

  • Crianças trocadas à nascença não querem mudar de pais

    Mundo

    Tem todos os ingredientes de um argumento de filme, mas aconteceu de facto na Índia. Dois bebés foram trocados à nascença na maternidade, os resultados de ADN confirmaram-no quase três anos depois, mas as crianças, atualmente com 2 anos e 10 meses, não querem mudar de família.

    SIC

  • Agressões e rascismo em escola de Portimão
    3:06

    País

    Queixas de agressões, insultos, discriminação e racismo numa escola básica de Portimão estão a ser alvo de um processo de averiguações, por parte da autarquia e da direção do agrupamento escolar. As denúncias partem de um grupo de pais e foram tornadas públicas pela organização SOS Racismo.  A principal visada é uma funcionária da cantina, mas também uma professora.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31