sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Registados 22.500 refugiados e migrantes na ilha grega de Lesbos

Cerca de 22.500 refugiados e migrantes foram desde segunda-feira registados na ilha grega de Lesbos, referiu hoje a polícia local.

© Dimitris Michalakis / Reuters

Lesbos, com cerca de 86 mil habitantes, é uma das muitas ilhas gregas do Mar Egeu, que enfrenta um afluxo considerável de migrantes, incluindo um grande número de sírios que cruzam o mar da Turquia.

As autoridades gregas abriram um centro de registo de emergência na ilha, na segunda-feira, para diminuir o número de migrantes que se acumulou, enquanto as autoridades tentavam controlar o ritmo das chegadas.

Muitas pessoas ficaram retidas na ilha por dias e semanas e sem os seus documentos não podem apanhar o ferry para a parte continental da Grécia e viajar para outros destinos da Europa.

Milhares de pessoas foram forçadas a acampar nas ruas, em condições precárias, e houve registo de confrontos com a polícia, que se esforçou por controlar as multidões.

Lusa

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.