sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Registados 22.500 refugiados e migrantes na ilha grega de Lesbos

Cerca de 22.500 refugiados e migrantes foram desde segunda-feira registados na ilha grega de Lesbos, referiu hoje a polícia local.

© Dimitris Michalakis / Reuters

Lesbos, com cerca de 86 mil habitantes, é uma das muitas ilhas gregas do Mar Egeu, que enfrenta um afluxo considerável de migrantes, incluindo um grande número de sírios que cruzam o mar da Turquia.

As autoridades gregas abriram um centro de registo de emergência na ilha, na segunda-feira, para diminuir o número de migrantes que se acumulou, enquanto as autoridades tentavam controlar o ritmo das chegadas.

Muitas pessoas ficaram retidas na ilha por dias e semanas e sem os seus documentos não podem apanhar o ferry para a parte continental da Grécia e viajar para outros destinos da Europa.

Milhares de pessoas foram forçadas a acampar nas ruas, em condições precárias, e houve registo de confrontos com a polícia, que se esforçou por controlar as multidões.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.