sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha mobiliza 4 mil soldados devido a afluxo de refugiados

Cerca de 4.000 soldados alemães vão ser mobilizados este fim-de-semana para atuarem caso se registe um afluxo em massa de refugiados, indicou hoje ao semanário Der Spiegel a ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen.

Segundo a polícia austríaca, os refugiados que decidiram pedir asilo político na Áustria podem fazê-lo na estação ferroviária, sendo depois enviados para diferentes centros de acolhimento.

Segundo a polícia austríaca, os refugiados que decidiram pedir asilo político na Áustria podem fazê-lo na estação ferroviária, sendo depois enviados para diferentes centros de acolhimento.

© Leonhard Foeger / Reuters

"Cerca de 4.000 soldados [da Bundeswehr, o exército alemão] vão estar prontos para serem mobilizados em caso de urgência e apenas neste fim-de-semana", indicou.

A ministra insistiu que apenas serão utilizados como um reforço em caso de "urgência". No âmbito da ajuda no acolhimento às dezenas de milhares de refugiados que estão a afluir à Alemanha, a divisa da Bundeswher é "o máximo de boa vontade".

Previamente, e durante uma visita a Praga, o chefe da diplomacia germânica, Frank-Walter Steinmeier, tinha afirmado que o país aguarda 40 mil novos refugiados neste fim-de-semana, uma previsão que o Ministério do Interior e a polícia não confirmaram à agência noticiosa AFP.

A Alemanha diz-se disponível para acolher 800 mil requerentes de asilo em 2015, quatro vezes mais que em 2014 e um recorde na Europa.

Ursula von der Leyen explicou ainda que os refugiados vão ser acolhidos em quartéis, separados dos soldados por barreiras de segurança, como já sucede em 27 edifícios da Bundeswher em todo o país.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".