sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha mobiliza 4 mil soldados devido a afluxo de refugiados

Cerca de 4.000 soldados alemães vão ser mobilizados este fim-de-semana para atuarem caso se registe um afluxo em massa de refugiados, indicou hoje ao semanário Der Spiegel a ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen.

Segundo a polícia austríaca, os refugiados que decidiram pedir asilo político na Áustria podem fazê-lo na estação ferroviária, sendo depois enviados para diferentes centros de acolhimento.

Segundo a polícia austríaca, os refugiados que decidiram pedir asilo político na Áustria podem fazê-lo na estação ferroviária, sendo depois enviados para diferentes centros de acolhimento.

© Leonhard Foeger / Reuters

"Cerca de 4.000 soldados [da Bundeswehr, o exército alemão] vão estar prontos para serem mobilizados em caso de urgência e apenas neste fim-de-semana", indicou.

A ministra insistiu que apenas serão utilizados como um reforço em caso de "urgência". No âmbito da ajuda no acolhimento às dezenas de milhares de refugiados que estão a afluir à Alemanha, a divisa da Bundeswher é "o máximo de boa vontade".

Previamente, e durante uma visita a Praga, o chefe da diplomacia germânica, Frank-Walter Steinmeier, tinha afirmado que o país aguarda 40 mil novos refugiados neste fim-de-semana, uma previsão que o Ministério do Interior e a polícia não confirmaram à agência noticiosa AFP.

A Alemanha diz-se disponível para acolher 800 mil requerentes de asilo em 2015, quatro vezes mais que em 2014 e um recorde na Europa.

Ursula von der Leyen explicou ainda que os refugiados vão ser acolhidos em quartéis, separados dos soldados por barreiras de segurança, como já sucede em 27 edifícios da Bundeswher em todo o país.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.