sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Perto de 430 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro

Mais de 430.000 refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e perto de 2.770 morreram ou são considerados desparecidos, anunciou hoje a Organização internacional para as migrações (OIM).

© Yannis Behrakis / Reuters

Mais de 310.000 do total de refugiados e migrantes chegou à Grécia, e 121.000 a Itália, refere a última avaliação efetuada pela organização internacional com sede em Genebra. A Espanha chegaram por sua vez 2.166 pessoas, e 100 a Malta.

A OIM especifica que 2.748 estão mortos ou são considerados desparecidos no mar durante estas travessias.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), em todo o ano de 2014 cerca de 3.500 migrantes e refugiados encontraram a morte ou foram considerados desaparecidos no Mediterrâneo.

No total, 432.761 pessoas chegaram ao continente europeu desde janeiro, contra 219.00 para 2014.

Em 3 de setembro, a OIM contabilizou a chegada de cerca de 364.000 pessoas à Europa provenientes de diversas regiões do Mediterrâneo. Este importante aumento dos números é designadamente explicado por uma melhoria do sistema de registo dos migrantes e refugiados pelas autoridades gregas, explicou à agência noticiosa AFP um porta-voz da OIM em Genebra.

A maioria dos refugiados que desembarcaram na Grécia são sírios, seguidos por afegãos, enquanto na Itália os eritreus são mais numerosos, seguidos por nigerianos e os somalis.

Hoje, diversos países europeus manifestaram a sua oposição ao sistema de quotas obrigatórias de acolhimento de refugiados sugeridas por Berlim e Bruxelas para integrar o fluxo ininterrupto de refugiados que se dirige para a Europa em condições controversas, como na Hungria.

Para sábado estão previstas manifestações de apoio aos imigrantes e refugiados em diversas capitais europeias.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.