sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Um vídeo registado em Roszke, na Hungria, mostra a forma como refugiados estão a ser tratados no principal campo de refugiados, na fronteira com a Sérvia. Cerca de 150 pessoas lutam por sacos com sandes, que são atirados pela polícia.

O vídeo, filmado às escondidas por um voluntário austríaco que visitou o campo Roszke na quarta-feira, mostra cerca de 150 pessoas a lutarem por sacos com sandes atirados na sua direção pela polícia húngara, que usa capacetes e máscaras, num recinto cercado dentro de um grande átrio.

Mulheres e crianças são apanhadas na luta caótica por comida, com pessoas a tentarem freneticamente apanhar pedaços de pão que voam pelo ar.

Muitos migrantes na traseira da multidão saltam para cima da cerca, acenando e gritando para atrair a atenção das autoridades.

"Pareciam animais a serem alimentados num curral, como Guantanamo na Europa", disse Alexander Spritzendorfer, cuja mulher, Michaela, filmou as imagens.

Spritzendorfer disse à AFP que se deslocou até Roszke para levar comida, roupa e medicamentos para ajudar os milhares de refugiados que têm atravessado a fronteira.

O vídeo, colocado no YouTube na quinta-feira à noite, foi amplamente partilhado nas redes sociais, e contava, na sexta-feira de manhã, com mais de 20.000 visualizações

Com Lusa

  • Angela Merkel tira "selfies" em centro de refugiados em Berlim
    0:32

    Crise Migratória na Europa

    Angela Merkel elogiou o trabalho dos alemães no acolhimento e integração de refugiados no país. A chanceler alemã visitou uma escola em Berlim onde falou na importância da integração das crianças em idade escolar. Antes, tinha visitado um centro de registo de refugiados em Berlim. Foram vários os que tentaram tirar "uma selfie" com Merkel. Nem a barreira policial impediu os refugiados de conseguirem uma fotografia com a chanceler. Sorridente, apareceu nas fotos, e agradeceu aos que a chegaram mesmo a apelidar de "mãe Merkel".

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.