sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Um vídeo registado em Roszke, na Hungria, mostra a forma como refugiados estão a ser tratados no principal campo de refugiados, na fronteira com a Sérvia. Cerca de 150 pessoas lutam por sacos com sandes, que são atirados pela polícia.

O vídeo, filmado às escondidas por um voluntário austríaco que visitou o campo Roszke na quarta-feira, mostra cerca de 150 pessoas a lutarem por sacos com sandes atirados na sua direção pela polícia húngara, que usa capacetes e máscaras, num recinto cercado dentro de um grande átrio.

Mulheres e crianças são apanhadas na luta caótica por comida, com pessoas a tentarem freneticamente apanhar pedaços de pão que voam pelo ar.

Muitos migrantes na traseira da multidão saltam para cima da cerca, acenando e gritando para atrair a atenção das autoridades.

"Pareciam animais a serem alimentados num curral, como Guantanamo na Europa", disse Alexander Spritzendorfer, cuja mulher, Michaela, filmou as imagens.

Spritzendorfer disse à AFP que se deslocou até Roszke para levar comida, roupa e medicamentos para ajudar os milhares de refugiados que têm atravessado a fronteira.

O vídeo, colocado no YouTube na quinta-feira à noite, foi amplamente partilhado nas redes sociais, e contava, na sexta-feira de manhã, com mais de 20.000 visualizações

Com Lusa

  • Angela Merkel tira "selfies" em centro de refugiados em Berlim
    0:32

    Crise Migratória na Europa

    Angela Merkel elogiou o trabalho dos alemães no acolhimento e integração de refugiados no país. A chanceler alemã visitou uma escola em Berlim onde falou na importância da integração das crianças em idade escolar. Antes, tinha visitado um centro de registo de refugiados em Berlim. Foram vários os que tentaram tirar "uma selfie" com Merkel. Nem a barreira policial impediu os refugiados de conseguirem uma fotografia com a chanceler. Sorridente, apareceu nas fotos, e agradeceu aos que a chegaram mesmo a apelidar de "mãe Merkel".

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.