sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Refugiados disputam comida atirada ao ar pela polícia húngara

Um vídeo registado em Roszke, na Hungria, mostra a forma como refugiados estão a ser tratados no principal campo de refugiados, na fronteira com a Sérvia. Cerca de 150 pessoas lutam por sacos com sandes, que são atirados pela polícia.

O vídeo, filmado às escondidas por um voluntário austríaco que visitou o campo Roszke na quarta-feira, mostra cerca de 150 pessoas a lutarem por sacos com sandes atirados na sua direção pela polícia húngara, que usa capacetes e máscaras, num recinto cercado dentro de um grande átrio.

Mulheres e crianças são apanhadas na luta caótica por comida, com pessoas a tentarem freneticamente apanhar pedaços de pão que voam pelo ar.

Muitos migrantes na traseira da multidão saltam para cima da cerca, acenando e gritando para atrair a atenção das autoridades.

"Pareciam animais a serem alimentados num curral, como Guantanamo na Europa", disse Alexander Spritzendorfer, cuja mulher, Michaela, filmou as imagens.

Spritzendorfer disse à AFP que se deslocou até Roszke para levar comida, roupa e medicamentos para ajudar os milhares de refugiados que têm atravessado a fronteira.

O vídeo, colocado no YouTube na quinta-feira à noite, foi amplamente partilhado nas redes sociais, e contava, na sexta-feira de manhã, com mais de 20.000 visualizações

Com Lusa

  • Angela Merkel tira "selfies" em centro de refugiados em Berlim
    0:32

    Crise Migratória na Europa

    Angela Merkel elogiou o trabalho dos alemães no acolhimento e integração de refugiados no país. A chanceler alemã visitou uma escola em Berlim onde falou na importância da integração das crianças em idade escolar. Antes, tinha visitado um centro de registo de refugiados em Berlim. Foram vários os que tentaram tirar "uma selfie" com Merkel. Nem a barreira policial impediu os refugiados de conseguirem uma fotografia com a chanceler. Sorridente, apareceu nas fotos, e agradeceu aos que a chegaram mesmo a apelidar de "mãe Merkel".

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC