sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França suspende cônsul na Turquia por vender barcos de borracha e coletes a refugiados

Há uma polémica em França, a envolver a cônsul honorária na Turquia. O governo francês suspendeu a diplomata, por envolvimento direto com as redes de traficantes.

Petros Giannakouris

A cônsul vendia barcos de borracha e coletes salva vidas a refugiados que procuram, através do Mediterrâneo, chegar à Europa. Imagens difundidas pela televisão France 2 mostram a diplomata de França na loja que tem em Bodrum e admite que mesmo que, se parasse com o negócio, outros iriam continuar a vender os artigos aos migrantes que acorrem a esta cidade costeira da Turquia.

Depois da emissão da reportagem, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros decidiu afastar a diplomata.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.