sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker telefona a Merkel a pedir explicações sobre o controlo de fronteira

O presidente da Comissão Europeia já telefonou a Angela Merkel a pedir explicações sobre a decisão anunciada, esta tarde, de suspender temporariamente o acordo de Schengen de livre circulação de cidadãos na União Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

Christian Lutz/ AP

A Alemanha decidiu reintroduzir o controlo de fronteiras para conter o fluxo migratório que tem vindo a afetar o país. O ministro alemão do Interior esclareceu, numa conferência de imprensa, que afetará apenas a fronteira com a Áustria. Thomas de Maiziere disse que os refugiados não têm o direito de poder escolher o país em que querem ser acolhidos dentro da União Europeia.

Em Bruxelas, Jean-Claude Juncker disse que esta posição do governo alemão revela a necessidade dos estados membros acordarem medidas concretas sobre o acolhimento de refugiados já na reunião desta segunda-feira.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".