sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bilionário egípcio já está a negociar compra de duas ilhas gregas para instalar refugiados

O bilionário egípcio Naguib Sawiris disse hoje estar a negociar a compra de duas ilhas na Grécia para instalar milhares de refugiados da Síria e de outras zonas de conflito.

© Amr Dalsh / Reuters

"Identifiquei duas ilhas na Grécia (...) e estou atualmente em contacto com os seus proprietários. Estamos prontos para negociar, com a condição de que o Governo grego se comprometa a acomodar o maior número possível de refugiados", disse.

O empresário disse estar a aguardar "luz verde" das autoridades gregas para iniciar os "procedimentos administrativos para a chegada de refugiados".

O empresário propôs, no início de setembro, à Grécia e a Itália comprar ilhas com o objetivo de acomodar refugiados.

"Estou disposto a dar-lhes empregos através da construção do seu 'novo país'", disse na sua conta do Twitter.

Desde o início do ano, mais de 430.000 pessoas, incluindo sírios, que fogem de zonas de conflito e da pobreza deixaram os seus países de origem com a esperança de entrar na Europa.

Cerca de 2.800 morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Naguib Sawiris afirmou que vai reunir-se com o Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, para discutir possíveis formas de cooperação.

Uma ilha terá o nome de Aylan, disse o empresário, referindo-se à criança síria que se afogou no mar e cujo corpo foi recuperado numa praia da Turquia.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.