sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bilionário egípcio já está a negociar compra de duas ilhas gregas para instalar refugiados

O bilionário egípcio Naguib Sawiris disse hoje estar a negociar a compra de duas ilhas na Grécia para instalar milhares de refugiados da Síria e de outras zonas de conflito.

© Amr Dalsh / Reuters

"Identifiquei duas ilhas na Grécia (...) e estou atualmente em contacto com os seus proprietários. Estamos prontos para negociar, com a condição de que o Governo grego se comprometa a acomodar o maior número possível de refugiados", disse.

O empresário disse estar a aguardar "luz verde" das autoridades gregas para iniciar os "procedimentos administrativos para a chegada de refugiados".

O empresário propôs, no início de setembro, à Grécia e a Itália comprar ilhas com o objetivo de acomodar refugiados.

"Estou disposto a dar-lhes empregos através da construção do seu 'novo país'", disse na sua conta do Twitter.

Desde o início do ano, mais de 430.000 pessoas, incluindo sírios, que fogem de zonas de conflito e da pobreza deixaram os seus países de origem com a esperança de entrar na Europa.

Cerca de 2.800 morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Naguib Sawiris afirmou que vai reunir-se com o Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, para discutir possíveis formas de cooperação.

Uma ilha terá o nome de Aylan, disse o empresário, referindo-se à criança síria que se afogou no mar e cujo corpo foi recuperado numa praia da Turquia.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52