sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Governo britânico nomeia ministro com pasta de refugiados sírios

O governo britânico anunciou hoje a nomeação do deputado Richard Harrington para lidar especificamente com os 20.000 refugiados sírios que Inglaterra concordou em receber.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visita um campo de refugiados no Líbano

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visita um campo de refugiados no Líbano

© POOL New / Reuters

"A rainha aprovou a nomeação de Richard Harrington como responsável da coordenação dos trabalhos no seio do governo para reinstalar perto de 20.000 refugiados sírios no Reino Unido, assim como a coordenação de ajuda do governo aos refugiados sírios na região", de acordo com um comunicado de Downing Street.

Richard Harrington ficará responsavel pelo departamento das comunidades e pelo departamento para o desenvolvimento internacional.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visita hoje um campo de refugiados no Líbano para se inteirar sobre as histórias dos refugiados e sobre o que necessitam, referiu fonte do seu gabinete.

"A Grã-Bretanha é já o segundo maior doador para os campos de refugiados em toda esta crise. Vamos continuar a ajudar aumentando a ajuda financeira para ajudar na educação das crianças sírias no Líbano e em outros locais. Penso que é absolutamente vital", explicou David Cameron, que anunciou no início deste mês que a Grã-Bretanha irá acolher 20.000 refugiados sírios, no seio de uma pressão constante no país e no exterior para orientar esta crise.

Inglaterra acolheu cerca de 5.000 pessoas desde que o conflito na Síria começou, em 2011.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.