sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Jerónimo de Sousa diz que a Alemanha e Merkel mandam na União Europeia

O secretário-geral do PCP afirmou hoje que as recentes decisões de controlo das fronteiras europeias face à crise de refugiados do Médio Oriente confirmam que Alemanha e a sua chanceler, Angela Merkel, "mandam na União Europeia".

M\303\201RIO CRUZ

"Esta decisão unilateral da Alemanha também demonstra que - tendo em conta as afirmações de PS, PSD e CDS, de que era preciso consultas aos outros países - afinal, na União Europeia (UE), há quem mande. Mais uma vez, confirmou-se que a Alemanha e a senhora Merkel [chanceler] mandam em relação à própria UE", disse Jerónimo de Sousa, à margem de um encontro com mulheres, em Lisboa.

Segundo o líder comunista, é preciso "ir às causas deste fluxo tão grande", referindo-se às "intervenções militaristas na Líbia, Iraque e Síria", onde "alguns países da Europa foram parte interessada na pilhagem de recursos, designadamente o petróleo".

"Esta decisão da Alemanha e, creio agora, da Áustria, veio confirmar que essa ideia de uma Europa solidária não existe. Afinal, a livre circulação de pessoas serviu apenas para dar cobertura ao grande objetivo, que era a livre circulação de capitais", criticou, defendendo que Portugal tem de manter a sua "tradição democrática de acolhimento" e receber pessoas, "em conformidade com as possibilidades do país e suas dificuldades económicas e sociais".

A Alemanha anunciou no domingo a introdução de controlos das fronteiras, para "conter o afluxo de refugiados", exemplo hoje seguido pela Áustria. Outros Estados-membros, incluindo a Bélgica, ponderam fazer o mesmo.

Entretanto, a nova lei de imigração da Hungria prevê penas de prisão de três anos para quem entrar ilegalmente no país e entra em vigor às 00:00 de terça-feira.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.