sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Passos com expetativas de "entendimento voluntário" na reunião de Bruxelas

O primeiro-ministro disse hoje ter a expetativa de que o conselho extraordinário de ministros da Justiça e Assuntos Internos da União Europeia possa chegar a "um entendimento voluntário" entre os países sobre os requisitos para o acolhimento de refugiados.

© Eric Vidal / Reuters

"Temos a expetativa que possa nesta reunião ser atingido um entendimento voluntário entre todos os países para preencher os requisitos que permitirão fazer o acolhimento dos refugiados e, ao mesmo tempo, fazê-lo de tal maneira que os países recebam com alguma proporção com aquilo que são as suas condições de receção e os refugiados que precisam de asilo", afirmou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à saída de um almoço de pré-campanha da coligação PSD/CDS-PP.

Pois, acrescentou, caso seja possível alcançar esse "entendimento voluntário", a Comissão Europeia não precisará de impor medidas.

Sublinhando que é necessário criar condições para acolher os refugiados dentro da União Europeia "em condições de dignidade e de segurança" para eles próprios e para as comunidades que os recebem, Passos Coelho reconheceu que nem sempre isso tem acontecido.

"O fluxo anormal que se tem registado, sobretudo em direção a certos países, não tem permitido que essas condições estejam reunidas e é preciso que elas possam realmente estar reunidas para que a Europa possa ser solidária e que aqueles que fogem à guerra possam encontrar efetivamente uma resposta solidária em todos os países europeus", sustentou.

O primeiro-ministro, que disse preferir aguardar pelo final da reunião em Bruxelas para fazer mais comentários, reiterou ainda que da parte portuguesa tem existido "uma posição extremamente cooperante para ajudar a resolver esse problema", que não é apenas um problema da Europa, mas do mundo, porque se trata de "uma tragédia humanitária".

"Não são problemas que possam desaparecer de um dia para o outro", frisou.

Questionado sobre a decisão da Alemanha, Eslováquia e Áustria de impor maior controlo das suas fronteiras, o primeiro-ministro escusou-se a "comentar individualmente a posição que um ou outro país está a assumir, insistindo que é preciso haver "uma resposta mais concertada e solidária" para que se possa "normalizar mais rapidamente as condições de acesso dos refugiados".

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".