sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Passos com expetativas de "entendimento voluntário" na reunião de Bruxelas

O primeiro-ministro disse hoje ter a expetativa de que o conselho extraordinário de ministros da Justiça e Assuntos Internos da União Europeia possa chegar a "um entendimento voluntário" entre os países sobre os requisitos para o acolhimento de refugiados.

© Eric Vidal / Reuters

"Temos a expetativa que possa nesta reunião ser atingido um entendimento voluntário entre todos os países para preencher os requisitos que permitirão fazer o acolhimento dos refugiados e, ao mesmo tempo, fazê-lo de tal maneira que os países recebam com alguma proporção com aquilo que são as suas condições de receção e os refugiados que precisam de asilo", afirmou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à saída de um almoço de pré-campanha da coligação PSD/CDS-PP.

Pois, acrescentou, caso seja possível alcançar esse "entendimento voluntário", a Comissão Europeia não precisará de impor medidas.

Sublinhando que é necessário criar condições para acolher os refugiados dentro da União Europeia "em condições de dignidade e de segurança" para eles próprios e para as comunidades que os recebem, Passos Coelho reconheceu que nem sempre isso tem acontecido.

"O fluxo anormal que se tem registado, sobretudo em direção a certos países, não tem permitido que essas condições estejam reunidas e é preciso que elas possam realmente estar reunidas para que a Europa possa ser solidária e que aqueles que fogem à guerra possam encontrar efetivamente uma resposta solidária em todos os países europeus", sustentou.

O primeiro-ministro, que disse preferir aguardar pelo final da reunião em Bruxelas para fazer mais comentários, reiterou ainda que da parte portuguesa tem existido "uma posição extremamente cooperante para ajudar a resolver esse problema", que não é apenas um problema da Europa, mas do mundo, porque se trata de "uma tragédia humanitária".

"Não são problemas que possam desaparecer de um dia para o outro", frisou.

Questionado sobre a decisão da Alemanha, Eslováquia e Áustria de impor maior controlo das suas fronteiras, o primeiro-ministro escusou-se a "comentar individualmente a posição que um ou outro país está a assumir, insistindo que é preciso haver "uma resposta mais concertada e solidária" para que se possa "normalizar mais rapidamente as condições de acesso dos refugiados".

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16