sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria declara estado de crise

A Hungria declarou estado de crise em duas regiões do pais que fazem fronteira com a Sérvia, dando poderes especiais à polícia e outras autoridades, devido ao elevando número de migrantes.

© Laszlo Balogh / Reuters

O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo. Zoltan Kovacs adiantou que a decisão foi tomada na reunião do gabinete de terça-feira.

A medida possibilita também que o exército possa ajudar a polícia na patrulha da fronteira, aguardando aprovação do Parlamento.

Desde a meia-noite, a passagem de migrantes na fronteira entre a Sérvia e Hungria. A polícia húngara anunciou já a detenção de 16 pessoas por atravessarem ilegalmente a zona fronteiriça, depois das novas restrições.

Por seu lado, as autoridades austríacas esperam que até ao final do dia cheguem ao pais um milhar de migrantes. Há por esta altura mais de dois mil polícias a reforçar o patulhamento da fronteira e a prestar auxílio a quem chega.

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15