sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria declara estado de crise

A Hungria declarou estado de crise em duas regiões do pais que fazem fronteira com a Sérvia, dando poderes especiais à polícia e outras autoridades, devido ao elevando número de migrantes.

© Laszlo Balogh / Reuters

O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo. Zoltan Kovacs adiantou que a decisão foi tomada na reunião do gabinete de terça-feira.

A medida possibilita também que o exército possa ajudar a polícia na patrulha da fronteira, aguardando aprovação do Parlamento.

Desde a meia-noite, a passagem de migrantes na fronteira entre a Sérvia e Hungria. A polícia húngara anunciou já a detenção de 16 pessoas por atravessarem ilegalmente a zona fronteiriça, depois das novas restrições.

Por seu lado, as autoridades austríacas esperam que até ao final do dia cheguem ao pais um milhar de migrantes. Há por esta altura mais de dois mil polícias a reforçar o patulhamento da fronteira e a prestar auxílio a quem chega.

  • Défice caiu mais de 2,6 mil milhões de euros até outubro

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 1.838 milhões de euros até outubro, bem abaixo dos cerca de 4.500 milhões de há um ano. É "uma melhoria de 2.664 milhões de euros" em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Ministério das Finanças.

  • O que têm ice tea, colas e leite com chocolate em comum? O PAN explica
    1:36
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34