sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria declara estado de crise

A Hungria declarou estado de crise em duas regiões do pais que fazem fronteira com a Sérvia, dando poderes especiais à polícia e outras autoridades, devido ao elevando número de migrantes.

© Laszlo Balogh / Reuters

O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo. Zoltan Kovacs adiantou que a decisão foi tomada na reunião do gabinete de terça-feira.

A medida possibilita também que o exército possa ajudar a polícia na patrulha da fronteira, aguardando aprovação do Parlamento.

Desde a meia-noite, a passagem de migrantes na fronteira entre a Sérvia e Hungria. A polícia húngara anunciou já a detenção de 16 pessoas por atravessarem ilegalmente a zona fronteiriça, depois das novas restrições.

Por seu lado, as autoridades austríacas esperam que até ao final do dia cheguem ao pais um milhar de migrantes. Há por esta altura mais de dois mil polícias a reforçar o patulhamento da fronteira e a prestar auxílio a quem chega.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.