sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria declara estado de crise

A Hungria declarou estado de crise em duas regiões do pais que fazem fronteira com a Sérvia, dando poderes especiais à polícia e outras autoridades, devido ao elevando número de migrantes.

© Laszlo Balogh / Reuters

O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo. Zoltan Kovacs adiantou que a decisão foi tomada na reunião do gabinete de terça-feira.

A medida possibilita também que o exército possa ajudar a polícia na patrulha da fronteira, aguardando aprovação do Parlamento.

Desde a meia-noite, a passagem de migrantes na fronteira entre a Sérvia e Hungria. A polícia húngara anunciou já a detenção de 16 pessoas por atravessarem ilegalmente a zona fronteiriça, depois das novas restrições.

Por seu lado, as autoridades austríacas esperam que até ao final do dia cheguem ao pais um milhar de migrantes. Há por esta altura mais de dois mil polícias a reforçar o patulhamento da fronteira e a prestar auxílio a quem chega.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48