sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONG erguem tendas de acolhimento entre a Grécia e a Macedónia

Diversas organizações não-governamentais, incluindo a agência da ONU para os refugiados (ACNUR) iniciaram a instalação de um acampamento de refugiados na zona neutra entre a Grécia e a Macedónia para abrigar temporariamente as pessoas retidas nas fronteiras.

© Ognen Teofilovski / Reuters

No total está prevista a instalação de seis grandes tendas de campanha para estes refugiados, que têm como objetivo prosseguir viagem em direção ao norte da Europa.

Uma das tendas, da responsabilidade do ACNUR e com capacidade para 140 pessoas, já foi instalada, segundo informou aos media o representante da organização em Atenas.

A decisão de estabelecer o acampamento foi tomada antes da iminente chegada do outono, para proteger os refugiados da chuva e do frio. A Organização internacional para as migrações também colocará tendas com capacidade para 300 pessoas.

Milhares de refugiados passaram a noite nas praias do centro de Atenas devido à sobrelotação do centro provisório de acolhimento, inaugurado em agosto na capital grega e com capacidade parra 720 pessoas.

A primeira-ministra interina da Grécia, Vasilikí Zanu, anunciou no fim de semana a abertura de dois novos centros de acolhimento para migrantes e refugiados, um na região da Ática e outro na periferia de Salónica, a segunda cidade do país.

A Frontex, a agência europeia de fronteiras, informou hoje que em agosto chegaram às ilhas gregas 88 mil refugiados e migrantes provenientes da Turquia, 75% de nacionalidade síria.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.