sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONG erguem tendas de acolhimento entre a Grécia e a Macedónia

Diversas organizações não-governamentais, incluindo a agência da ONU para os refugiados (ACNUR) iniciaram a instalação de um acampamento de refugiados na zona neutra entre a Grécia e a Macedónia para abrigar temporariamente as pessoas retidas nas fronteiras.

© Ognen Teofilovski / Reuters

No total está prevista a instalação de seis grandes tendas de campanha para estes refugiados, que têm como objetivo prosseguir viagem em direção ao norte da Europa.

Uma das tendas, da responsabilidade do ACNUR e com capacidade para 140 pessoas, já foi instalada, segundo informou aos media o representante da organização em Atenas.

A decisão de estabelecer o acampamento foi tomada antes da iminente chegada do outono, para proteger os refugiados da chuva e do frio. A Organização internacional para as migrações também colocará tendas com capacidade para 300 pessoas.

Milhares de refugiados passaram a noite nas praias do centro de Atenas devido à sobrelotação do centro provisório de acolhimento, inaugurado em agosto na capital grega e com capacidade parra 720 pessoas.

A primeira-ministra interina da Grécia, Vasilikí Zanu, anunciou no fim de semana a abertura de dois novos centros de acolhimento para migrantes e refugiados, um na região da Ática e outro na periferia de Salónica, a segunda cidade do país.

A Frontex, a agência europeia de fronteiras, informou hoje que em agosto chegaram às ilhas gregas 88 mil refugiados e migrantes provenientes da Turquia, 75% de nacionalidade síria.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.