sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONG erguem tendas de acolhimento entre a Grécia e a Macedónia

Diversas organizações não-governamentais, incluindo a agência da ONU para os refugiados (ACNUR) iniciaram a instalação de um acampamento de refugiados na zona neutra entre a Grécia e a Macedónia para abrigar temporariamente as pessoas retidas nas fronteiras.

© Ognen Teofilovski / Reuters

No total está prevista a instalação de seis grandes tendas de campanha para estes refugiados, que têm como objetivo prosseguir viagem em direção ao norte da Europa.

Uma das tendas, da responsabilidade do ACNUR e com capacidade para 140 pessoas, já foi instalada, segundo informou aos media o representante da organização em Atenas.

A decisão de estabelecer o acampamento foi tomada antes da iminente chegada do outono, para proteger os refugiados da chuva e do frio. A Organização internacional para as migrações também colocará tendas com capacidade para 300 pessoas.

Milhares de refugiados passaram a noite nas praias do centro de Atenas devido à sobrelotação do centro provisório de acolhimento, inaugurado em agosto na capital grega e com capacidade parra 720 pessoas.

A primeira-ministra interina da Grécia, Vasilikí Zanu, anunciou no fim de semana a abertura de dois novos centros de acolhimento para migrantes e refugiados, um na região da Ática e outro na periferia de Salónica, a segunda cidade do país.

A Frontex, a agência europeia de fronteiras, informou hoje que em agosto chegaram às ilhas gregas 88 mil refugiados e migrantes provenientes da Turquia, 75% de nacionalidade síria.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.