sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONG erguem tendas de acolhimento entre a Grécia e a Macedónia

Diversas organizações não-governamentais, incluindo a agência da ONU para os refugiados (ACNUR) iniciaram a instalação de um acampamento de refugiados na zona neutra entre a Grécia e a Macedónia para abrigar temporariamente as pessoas retidas nas fronteiras.

© Ognen Teofilovski / Reuters

No total está prevista a instalação de seis grandes tendas de campanha para estes refugiados, que têm como objetivo prosseguir viagem em direção ao norte da Europa.

Uma das tendas, da responsabilidade do ACNUR e com capacidade para 140 pessoas, já foi instalada, segundo informou aos media o representante da organização em Atenas.

A decisão de estabelecer o acampamento foi tomada antes da iminente chegada do outono, para proteger os refugiados da chuva e do frio. A Organização internacional para as migrações também colocará tendas com capacidade para 300 pessoas.

Milhares de refugiados passaram a noite nas praias do centro de Atenas devido à sobrelotação do centro provisório de acolhimento, inaugurado em agosto na capital grega e com capacidade parra 720 pessoas.

A primeira-ministra interina da Grécia, Vasilikí Zanu, anunciou no fim de semana a abertura de dois novos centros de acolhimento para migrantes e refugiados, um na região da Ática e outro na periferia de Salónica, a segunda cidade do país.

A Frontex, a agência europeia de fronteiras, informou hoje que em agosto chegaram às ilhas gregas 88 mil refugiados e migrantes provenientes da Turquia, 75% de nacionalidade síria.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".