sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Rui Machete apela à solidariedade da Europa com refugiados

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, defendeu hoje, em Paris, que "a Europa precisa de tomar medidas que envolvam os países todos" no que toca ao acolhimento dos refugiados.

Refugiados cubanos imploram por água enquanto arriscam a fuga a sul de Key West, nos Estados Unidos.

Refugiados cubanos imploram por água enquanto arriscam a fuga a sul de Key West, nos Estados Unidos.

Reuters

Rui Machete reuniu-se, esta tarde, com o homólogo francês, Laurent Fabius, num encontro que teve em cima da mesa a crise migratória, a vizinhança leste da União Europeia, o conflito sírio e o processo de paz no Médio Oriente.

"A Europa precisa de tomar medidas sobre esta matéria, eficazes e essenciais e que envolvam os países todos", disse o ministro à agência Lusa, salientando que não é "atrasando as coisas ou criando muros" que se resolve a crise migratória, numa alusão ao muro criado pela Hungria para travar a entrada de refugiados.

"Estamos num momento crucial para a vida da Europa. É a ocasião oportuna para manifestar solidariedade perante o problema das migrações e demonstrar também que a nossa posição é claramente a favor daqueles que pretendem resolver ou mitigar de uma forma decisiva a questão humanitária das migrações", declarou.

Rui Machete acrescentou que já se começaram a registar "hesitações" e que "há uma alternativa muito pior para este problema que é, em vez de se ter uma solução europeia, se ter uma solução nacional", em referência ao fecho das fronteiras pela Hungria.

Questionado sobre o controlo temporário das fronteiras por parte da Alemanha, o ministro sublinhou que Berlim foi "obrigada momentaneamente a fechar fronteiras" perante "a avalanche e a velocidade" a que estão a chegar os imigrantes, considerando que este país, em primeiro lugar, afirmou uma "declaração de princípios extremamente generosa".

"Nós sentimos que se está a tocar em questões nevrálgicas para a construção europeia, para a progressão da Europa ou para o retrocesso da Europa. A reunião com o ministro Fabius foi para discutirmos estes problemas e verificarmos que estamos, basicamente, de acordo e queremos pertencer aos países em favor de dar soluções europeias para estes problemas", continuou.

Relativamente à decisão de França em avançar com bombardeamentos aéreos na Síria, Machete disse perceber "a intenção dos franceses de aumentar a eficácia da sua intervenção através primeiro de uma fiscalização aérea e depois bombardeamentos".

"Nós estamos alinhados que a luta contra o Daesch [Estado Islâmico] tem que ser também uma campanha militar porque o Daesch procura manter ilicitamente um território que é a maneira de tentar ascender a ser um proto-Estado. A intensificação dos bombardeamentos é importante", disse, ressalvando que se tem de "tentar uma solução política".

O ministro participa ainda hoje na cerimónia comemorativa dos 50 anos da delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

Lusa

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.