sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Crianças separadas dos pais durante violência na fronteira da Hungria

Várias crianças foram hoje separadas das suas famílias pela polícia húngara durante as cenas caóticas que ocorreram quando os migrantes tentaram passar a fronteira da Sérvia com a Hungria, disse a Amnistia Internacional.

© Dado Ruvic / Reuters

A organização disse que pelo menos nove pessoas, incluindo quatro crianças, foram separadas pela polícia húngara depois dos migrantes tentarem passar a fronteira.

As forças de segurança responderam lançando gás lacrimogéneo, provocando o pânico.

"As famílias estão desesperadas para se reunirem com os seus filhos. Já experimentaram uma viagem traumática até à fronteira e o uso da força por parte da polícia. Agora perderam a segurança de estar com os seus pais", disse em comunicado, a diretora de resposta a crises da Amnistia Internacional, Tirana Hassan.

A Amnistia Internacional disse que as crianças terão sido levadas para um edifício de controlo das fronteiras.

"As autoridades húngaras deverão entregar imediatamente aquelas crianças às suas famílias", disse.

A fronteira entre a Hungria e a Sérvia era um importante ponto de passagem para a Europa para os migrantes e refugiados que fugiram da guerra na Síria e de outros locais.

Um homem disse à Amnistia Internacional que o seu filho de oito anos lhe foi tirado quando o segurava pela mão.

Um outro homem explicou à organização que estava à procura de duas crianças, com idades entre seis e oito anos, enquanto testemunhas afirmaram ter visto a polícia húngara pegar numa mãe e na sua criança e levá-los.

Lusa

  •  França vai começar ataques aéreos ao Estado Islâmico
    2:27

    Daesh

    Na próxima semana, a França vai começar ataques aéreos contra o Estado Islâmico, segundo a informação dada hoje pelo ministro da Defesa. O dirigente francês acusou o presidente sírio de ser responsável pela morte de 240 mil pessoas e Bashar al-Assad já adiantou que a culpa da crise de refugiados é da própria Europa.

  • Refugiados tentam entrar na Europa pela Croácia
    2:32

    Crise Migratória na Europa

    É um ambiente explosivo, o que se vive na fronteira da Sérvia com a Hungria. A tensão crescente deu hoje origem a protestos que resultaram numa batalha campal, com a polícia a responder com canhões de água e gás lacrimogéneo. Muitos refugiados tentam agora outras entradas na Europa e uma das opções é pela Croácia, por um território que ainda não foi totalmente desminado, depois da guerra dos balcãs.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.