sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONU considera "inaceitável" tratamento dado aos refugiados pela polícia húngara

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considerou hoje "inaceitável" o tratamento que está a ser dado aos migrantes pelas forças de segurança húngaras.

© Marko Djurica / Reuters

"Estou escandalizado por ver como aqueles refugiados e migrantes são tratados, é inaceitável", disse, em conferência de imprensa, Ban Ki-Moon.

Dezenas de migrantes conseguiram ao início da noite de hoje, depois de uma hora de confrontos, entrar na Hungria através da Sérvia.

O Governo húngaro disse que pelo menos 20 polícias ficaram feridos durante os confrontos.

Ban Ki-Moon disse ter contactado nos últimos dias vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, para salientar a "necessidade de abordar o problema segundo as convenções internacionais dos refugiados e do direito humanitário".

"Orbán disse-me que ia fazer o seu melhor", disse.

Segundo Ban Ki-Moon, as "pessoas que fogem de guerras e perseguições devem ser tratadas com compaixão" e devem ter "assistência e abrigo".

"Devem ser tratados com dignidade humana, esta é a mensagem que repeti aos líderes na Europa e na Ásia", salientou.

Ban Ki-Moonn prestou homenagem aos países vizinhos da Síria (Jordânia, Líbano e Turquia) que acolheram centenas de milhares de sírios que fogem da guerra.

O secretário-geral da ONU felicitou também os "líderes e cidadãos de vários outros países, incluindo Alemanha, Suécia e Áustria, que abriram (as fronteiras) e mostraram solidariedade".

"Também estou grato à generosidade financeira de muitos países, especialmente Reino Unido e Kuwait", acrescentou.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.