sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONU considera "inaceitável" tratamento dado aos refugiados pela polícia húngara

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considerou hoje "inaceitável" o tratamento que está a ser dado aos migrantes pelas forças de segurança húngaras.

© Marko Djurica / Reuters

"Estou escandalizado por ver como aqueles refugiados e migrantes são tratados, é inaceitável", disse, em conferência de imprensa, Ban Ki-Moon.

Dezenas de migrantes conseguiram ao início da noite de hoje, depois de uma hora de confrontos, entrar na Hungria através da Sérvia.

O Governo húngaro disse que pelo menos 20 polícias ficaram feridos durante os confrontos.

Ban Ki-Moon disse ter contactado nos últimos dias vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, para salientar a "necessidade de abordar o problema segundo as convenções internacionais dos refugiados e do direito humanitário".

"Orbán disse-me que ia fazer o seu melhor", disse.

Segundo Ban Ki-Moon, as "pessoas que fogem de guerras e perseguições devem ser tratadas com compaixão" e devem ter "assistência e abrigo".

"Devem ser tratados com dignidade humana, esta é a mensagem que repeti aos líderes na Europa e na Ásia", salientou.

Ban Ki-Moonn prestou homenagem aos países vizinhos da Síria (Jordânia, Líbano e Turquia) que acolheram centenas de milhares de sírios que fogem da guerra.

O secretário-geral da ONU felicitou também os "líderes e cidadãos de vários outros países, incluindo Alemanha, Suécia e Áustria, que abriram (as fronteiras) e mostraram solidariedade".

"Também estou grato à generosidade financeira de muitos países, especialmente Reino Unido e Kuwait", acrescentou.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09