sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bulgária envia mil militares para a fronteira com a Turquia

​A Bulgária começou o destacamento de um milhar de soldados na fronteira com a Turquia, por recear um fluxo de migrantes, anunciou hoje um responsável do Ministério do Interior búlgaro.

© Stoyan Nenov / Reuters

"Perante uma situação complicada", provocada pela crise migratória, "foi iniciado um plano que prevê o destacamento de até um milhar de soldados em toda a fronteira búlgaro-turca" no prazo de uma semana, declarou Gueorgu Kostov, secretário-geral do ministério.

O plano de patrulhas conjuntas do exército e da polícia na fronteira foi aprovado pelo primeiro-ministro Boyko Borisov e entrou em vigor esta manhã, acrescentou.

Estado-membro da UE desde 2007, a Bulgária já enviou um contingente extraordinário de mil polícias para a fronteira com a Turquia.

A Bulgária tem uma fronteira terrestre de 259 quilómetros com a Turquia, dos quais 30 quilómetros estão protegidos por uma vedação de arames farpados que deverá ser prolongada.

Um milhar de migrantes concentrou-se, nos últimos dias, no setor de Edirn, localidade do noroeste da Turquia, próxima das fronteiras grega e búlgara, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP. O objetivo destes refugiados é continuar viagem através do norte da Grécia para a Macedónia e a Sérvia para chegar à Europa ocidental.

"Nunca podemos prever a direção da vaga de refugiados (...) Se um país decide fechar a fronteira, eles vão para outra fronteira", declarou o ministro da Defesa búlgaro, Nikolay Nentchev, à rádio pública BNR.

O primeiro grupo de cerca de meia centena de soldados já está a caminho da zona e um outro de 160 partirá esta noite", disse.

"Temos capacidade para enviar até mil efetivos a qualquer momento", sublinhou.

A Bulgária regista sistematicamente os migrantes, nomeadamente sírios, iraquianos e afegãos, que coloca durante meses em campos à espera de uma decisão sobre a atribuição do estatuto de refugiado.

A ministra do Interior, Rumiana Batchvarova, disse que esta prática será mantida, com todo o rigor. A Bulgária não pertence ao espaço Schengen de livre circulação e tem fronteira com a Roménia, Sérvia, Macedónia e Grécia. Atenas, Skopje e Belgrado autorizam o trânsito dos migrantes.

Desde o início do ano, a polícia de fronteiras búlgara registou a chegada de 7.400 migrantes, principalmente a partir da Turquia.

Milhares procuram entrar clandestinamente no país, sendo frequentemente detidos já na Bulgária ou na fronteira com a Sérvia.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58