sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cimeira da UE sobre refugiados marcada para 23 de setembro

ÚLTIMA HORA

Foi marcada uma cimeira extraordinária de líderes da UE sobre refugiados para 23 de setembro em Bruxelas, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk no Twitter.

© Osman Orsal / Reuters

O encontro começará às 17h00 de quarta-feira, no dia seguinte ao conselho extraordinário de ministros do Interior da UE para debater o problema dos fluxos migratórios e a proposta de distribuição de mais 120 mil refugiados que se encontram na Grécia, Itália e Hungria.

Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha anunciado que a Alemanha e a Áustria pediram a Tusk a realização de uma cimeira europeia extraordinária sobre a crise migratória na próxima semana.

"É um problema para toda a União Europeia e, nesse sentido, pedimos a realização de uma cimeira europeia extraordinária na próxima semana", disse Merkel à imprensa após um encontro em Berlim com o homólogo austríaco, Werner Faymann.

"Donald Tusk vai tratar disso", acrescentou.

O Parlamento Europeu votou hoje favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.

Colocada de forma extraordinária na agenda parlamentar, a votação da recolocação das pessoas que se encontram em Itália, Grécia e Hungria foi aprovada por uma ampla maioria dos eurodeputados.

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.