sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Camané, Dead Combo e Sérgio Godinho em concerto solidário pelos refugiados em Lisboa

Sérgio Godinho, Jorge Palma, Camané e Dead Combo são alguns dos artistas que participarão no dia 28 num concerto no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, de angariação de fundos para apoiar acolhimento de refugiados em Portugal.

O fadista Camané será um dos convidados da mostra.

O fadista Camané será um dos convidados da mostra.

Aquele teatro municipal anunciou hoje que este concerto solidário contará ainda com atuações das cantoras Sara Tavares, Cristina Branco, Márcia e Rita Redshoes e dos músicos Carlos Mendes, Samuel Úria e Carlão.

As receitas de bilheteira do espectáculo "Lisboa acolhe" reverterão na totalidade a favor das associações envolvidas na operação de acolhimento de refugiados em Portugal.

Além deste concerto, em Lisboa também a Companhia Chapitô e o Teatro da Trindade tinham já anunciado que vão apresentar o espetáculo solidário "Édipo" no dia 24, com a receita a ser entregue às instituições que prestarem apoio aos refugiados.

A Plataforma de Apoio aos Refugiados anunciou na semana passada que até ao final deste mês terá um levantamento das instituições disponíveis para acolher migrantes e que também se comprometam a apoiar o acesso a saúde, educação e trabalho.

Portugal vai receber pelo menos 3.074 refugiados, no âmbito da recolocação de mais 120.000 pessoas por todos os Estados-membros anunciada na semana passada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Segundo os números divulgados, Portugal vai acolher 400 refugiados que se encontram atualmente em Itália, mais 1.291 que estão na Grécia e 1.383 que chegaram à Hungria.

Dezenas de municípios portugueses manifestaram já vontade de receberem refugiados, maioritariamente originários da Síria, em coordenação com entidades locais e nacionais, como o Conselho Português para os Refugiados e a Cruz Vermelha.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.