sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia suspende ligação ferroviária com a Croácia pelo menos até hoje à noite

A Eslovénia anunciou ter suspendido, pelo menos até hoje à noite, o tráfego ferroviário com a Croácia, sublinhando que não pretende facilitar a entrada no seu território de migrantes que já começam a chegar à sua fronteira.

© Antonio Bronic / Reuters


Numa declaração para a televisão na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro Miro Cerar declarou que a Eslovénia só deixará entrar "os que corresponderem aos critérios da União Europeia".

O país determinou que, pelo menos até hoje à noite, vai parar todas as suas ligações ferroviárias com a vizinha Croácia, onde 13.000 migrantes chegaram desde quarta-feira à procura de uma nova via de acesso para o oeste da Europa, depois do encerramento da fronteira húngara na terça-feira.

Um primeiro grupo de 150 migrantes, que chegou de comboio durante a noite a partir de Zagreb, foi intercetado numa cidade de fronteira eslovena de Dobova.

Depois de tentar reenviá-los para a Croácia, as autoridades eslovenas transportaram-nos para um centro de acolhimento, "enquanto se aguarda um acordo para proceder ao retorno (dos migrantes) para a Croácia".

A Eslovénia reforçou a presença policial na sua fronteira, nomeadamente em Obrezje, a principal rota em autoestradas entre os dois países, em que pequenos grupos de migrantes chegaram pela manhã, relatou um jornalista da agência de notícias AFP.

Alguns quilómetros mais ao norte, dezenas de polícias eslovenos vigiam a pequena passagem fronteiriça de Dobova, segundo uma fonte.

Na localidade croata de Harmica, dezenas de migrantes estão reunidos com a esperança de encontrar um meio de atravessar a fronteira e entrar na Eslovénia.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.