sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia suspende ligação ferroviária com a Croácia pelo menos até hoje à noite

A Eslovénia anunciou ter suspendido, pelo menos até hoje à noite, o tráfego ferroviário com a Croácia, sublinhando que não pretende facilitar a entrada no seu território de migrantes que já começam a chegar à sua fronteira.

© Antonio Bronic / Reuters


Numa declaração para a televisão na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro Miro Cerar declarou que a Eslovénia só deixará entrar "os que corresponderem aos critérios da União Europeia".

O país determinou que, pelo menos até hoje à noite, vai parar todas as suas ligações ferroviárias com a vizinha Croácia, onde 13.000 migrantes chegaram desde quarta-feira à procura de uma nova via de acesso para o oeste da Europa, depois do encerramento da fronteira húngara na terça-feira.

Um primeiro grupo de 150 migrantes, que chegou de comboio durante a noite a partir de Zagreb, foi intercetado numa cidade de fronteira eslovena de Dobova.

Depois de tentar reenviá-los para a Croácia, as autoridades eslovenas transportaram-nos para um centro de acolhimento, "enquanto se aguarda um acordo para proceder ao retorno (dos migrantes) para a Croácia".

A Eslovénia reforçou a presença policial na sua fronteira, nomeadamente em Obrezje, a principal rota em autoestradas entre os dois países, em que pequenos grupos de migrantes chegaram pela manhã, relatou um jornalista da agência de notícias AFP.

Alguns quilómetros mais ao norte, dezenas de polícias eslovenos vigiam a pequena passagem fronteiriça de Dobova, segundo uma fonte.

Na localidade croata de Harmica, dezenas de migrantes estão reunidos com a esperança de encontrar um meio de atravessar a fronteira e entrar na Eslovénia.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.