sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia suspende ligação ferroviária com a Croácia pelo menos até hoje à noite

A Eslovénia anunciou ter suspendido, pelo menos até hoje à noite, o tráfego ferroviário com a Croácia, sublinhando que não pretende facilitar a entrada no seu território de migrantes que já começam a chegar à sua fronteira.

© Antonio Bronic / Reuters


Numa declaração para a televisão na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro Miro Cerar declarou que a Eslovénia só deixará entrar "os que corresponderem aos critérios da União Europeia".

O país determinou que, pelo menos até hoje à noite, vai parar todas as suas ligações ferroviárias com a vizinha Croácia, onde 13.000 migrantes chegaram desde quarta-feira à procura de uma nova via de acesso para o oeste da Europa, depois do encerramento da fronteira húngara na terça-feira.

Um primeiro grupo de 150 migrantes, que chegou de comboio durante a noite a partir de Zagreb, foi intercetado numa cidade de fronteira eslovena de Dobova.

Depois de tentar reenviá-los para a Croácia, as autoridades eslovenas transportaram-nos para um centro de acolhimento, "enquanto se aguarda um acordo para proceder ao retorno (dos migrantes) para a Croácia".

A Eslovénia reforçou a presença policial na sua fronteira, nomeadamente em Obrezje, a principal rota em autoestradas entre os dois países, em que pequenos grupos de migrantes chegaram pela manhã, relatou um jornalista da agência de notícias AFP.

Alguns quilómetros mais ao norte, dezenas de polícias eslovenos vigiam a pequena passagem fronteiriça de Dobova, segundo uma fonte.

Na localidade croata de Harmica, dezenas de migrantes estão reunidos com a esperança de encontrar um meio de atravessar a fronteira e entrar na Eslovénia.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.