sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Milhares de refugiados atravessaram fronteira entre Hungria e Áustria

Alguns milhares de refugiados do Médio Oriente atravessaram esta madrugada a fronteira entre a Hungria e a Áustria, informaram hoje as autoridades austríacas.

© Ognen Teofilovski / Reuters


Os migrantes foram transportados em autocarros húngaros ao posto fronteiriço de Heiligenkreuz, no sul da Áustria, segundo a polícia regional de Burgenland.

Durante todo o dia de hoje, estas pessoas deverão ser levadas para Viena e Graz, de onde podem prosseguir a sua viagem para a Alemanha.

As autoridades esperam que hoje cheguem "vários milhares" de refugiados, mas do país vizinho, segundo a agência de notícias austríaca APA.

Depois de ter atingido o seu ponto máximo na passada segunda-feira com quase 20.000 pessoas, a onda de refugiados que atravessou a Áustria nas últimas semanas abrandou, após o encerramento da fronteira entre a Hungria e a Sérvia.

Desde então, os refugiados foram desviados para a Croácia, onde em menos de três dias chegaram mais de 17.000 pessoas.

Dada a recusa das autoridades eslovenas em deixá-los passar para a Áustria, a Croácia enviou na sexta-feira milhares de refugiados em autocarros e comboios para a Hungria, de onde foram tranportados para a Áustria.

No posto fronteiriço de Nickelsdor, que foi o epicentro da onda migratória na Áustria nas últimas semanas, são esperados também hoje milhares de refugiados.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.