sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Milhares de refugiados atravessaram fronteira entre Hungria e Áustria

Alguns milhares de refugiados do Médio Oriente atravessaram esta madrugada a fronteira entre a Hungria e a Áustria, informaram hoje as autoridades austríacas.

© Ognen Teofilovski / Reuters


Os migrantes foram transportados em autocarros húngaros ao posto fronteiriço de Heiligenkreuz, no sul da Áustria, segundo a polícia regional de Burgenland.

Durante todo o dia de hoje, estas pessoas deverão ser levadas para Viena e Graz, de onde podem prosseguir a sua viagem para a Alemanha.

As autoridades esperam que hoje cheguem "vários milhares" de refugiados, mas do país vizinho, segundo a agência de notícias austríaca APA.

Depois de ter atingido o seu ponto máximo na passada segunda-feira com quase 20.000 pessoas, a onda de refugiados que atravessou a Áustria nas últimas semanas abrandou, após o encerramento da fronteira entre a Hungria e a Sérvia.

Desde então, os refugiados foram desviados para a Croácia, onde em menos de três dias chegaram mais de 17.000 pessoas.

Dada a recusa das autoridades eslovenas em deixá-los passar para a Áustria, a Croácia enviou na sexta-feira milhares de refugiados em autocarros e comboios para a Hungria, de onde foram tranportados para a Áustria.

No posto fronteiriço de Nickelsdor, que foi o epicentro da onda migratória na Áustria nas últimas semanas, são esperados também hoje milhares de refugiados.

Lusa

  • Fogo em Sabrosa entrou em fase de resolução

    País

    O incêndio que deflagrou terça-feira em Vilela do Douro, Sabrosa, distrito de Vila Real, entrou a meio da manhã de hoje em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.