sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Um morto e 13 desaparecidos em naufrágio ao largo da ilha de Lesbos na Grécia

Uma menina síria de cinco anos foi hoje encontrada morta depois de o barco em que seguia na travessia da Turquia para a Grécia se ter afundado, e vários outros refugiados estão dados como desaparecidos, adiantou a AFP.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A guarda-costeira grega disse ter resgatado 11 pessoas e que continuava à procura de sobreviventes.

"Foi-nos dito que outras 26 pessoas seguiam no barco", adiantou uma porta-voz da guarda-costeira.

Os sobreviventes incluem uma criança e um homem que foi transportado para o hospital em estado de hipotermia, acrescentou.

O acidente ocorreu a este da ilha grega de Lesbos, que tem recebido este ano um grande fluxo de refugiados vindos da Síria, deixando para trás uma guerra civil.

Já na sexta-feira o corpo de uma outra menina síria, de quatro anos, morta por afogamento, tinha sido encontrado na costa oeste da Turquia.

No início do mês, a imagem do menino sírio de três anos Aylan Kurdi, que morreu afogado na travessia à ilha grega de Kos e foi encontrado numa praia na Turquia, provocou indignação e comoveu o mundo, pressionando os líderes europeus a reagir à crise de refugiados.

Mais de 300 mil migrantes já chegaram à Grécia este ano, tentando seguir viagem para outros países da Europa.

Pelo menos 750 pessoas resgatadas na costa da Líbia

Pelo menos 750 migrantes que seguiam a bordo de três barcos pequenos foram resgatados esta manhã em águas internacionais perto da costa da Líbia por uma embarcação dos Médicos Sem Fronteiras, disse hoje um porta-voz da organização.


"Mais de 750 pessoas foram resgatadas cerca das 05:00 (04:00 em Lisboa)", afirmou à AFP o diretor de comunicação dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), Yazan al-Saadi, em Beirute, que adiantou que uma quarta operação de resgate estava atualmente em curso.

Nos vídeos enviados à AFP pelos MSF é possível ver centenas de pessoas vestidas com cores vivas a bordo de uma embarcação da organização, com alguns dos migrantes abraçados ou a aplaudir o resgate.

"Há muitas nacionalidades (...). Felizmente, todos estão em boas condições de saúde", afirmou o porta-voz dos MSF, Sami al-Soubaihi, que também seguia no barco.

"Estamos a seguir para um quarto barco, vamos ver qual é a situação", acrescentou.

"Uma vez resgatados, os refugiados são tratados pela organização no barco em caso de desidratação ou outros problemas", disse Saadi à AFP, acrescentando que depois serão conduzidos aos centros da organização em Itália e na Grécia.

Na sexta-feira tinham sido resgatados ao largo da costa da Líbia cerca de uma centena de migrantes de origem africana.

A Líbia, com 1.770 quilómetros de costa, tornou-se uma placa giratória da migração clandestina para a Europa.

Os contrabandistas tiram proveito do caos que reina no país, assolado pela violência, incluindo a ausência do controlo das fronteiras.

Mais de 430.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro e quase 2.750 morreram ou estão desaparecidos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17