sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Um morto e 13 desaparecidos em naufrágio ao largo da ilha de Lesbos na Grécia

Uma menina síria de cinco anos foi hoje encontrada morta depois de o barco em que seguia na travessia da Turquia para a Grécia se ter afundado, e vários outros refugiados estão dados como desaparecidos, adiantou a AFP.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A guarda-costeira grega disse ter resgatado 11 pessoas e que continuava à procura de sobreviventes.

"Foi-nos dito que outras 26 pessoas seguiam no barco", adiantou uma porta-voz da guarda-costeira.

Os sobreviventes incluem uma criança e um homem que foi transportado para o hospital em estado de hipotermia, acrescentou.

O acidente ocorreu a este da ilha grega de Lesbos, que tem recebido este ano um grande fluxo de refugiados vindos da Síria, deixando para trás uma guerra civil.

Já na sexta-feira o corpo de uma outra menina síria, de quatro anos, morta por afogamento, tinha sido encontrado na costa oeste da Turquia.

No início do mês, a imagem do menino sírio de três anos Aylan Kurdi, que morreu afogado na travessia à ilha grega de Kos e foi encontrado numa praia na Turquia, provocou indignação e comoveu o mundo, pressionando os líderes europeus a reagir à crise de refugiados.

Mais de 300 mil migrantes já chegaram à Grécia este ano, tentando seguir viagem para outros países da Europa.

Pelo menos 750 pessoas resgatadas na costa da Líbia

Pelo menos 750 migrantes que seguiam a bordo de três barcos pequenos foram resgatados esta manhã em águas internacionais perto da costa da Líbia por uma embarcação dos Médicos Sem Fronteiras, disse hoje um porta-voz da organização.


"Mais de 750 pessoas foram resgatadas cerca das 05:00 (04:00 em Lisboa)", afirmou à AFP o diretor de comunicação dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), Yazan al-Saadi, em Beirute, que adiantou que uma quarta operação de resgate estava atualmente em curso.

Nos vídeos enviados à AFP pelos MSF é possível ver centenas de pessoas vestidas com cores vivas a bordo de uma embarcação da organização, com alguns dos migrantes abraçados ou a aplaudir o resgate.

"Há muitas nacionalidades (...). Felizmente, todos estão em boas condições de saúde", afirmou o porta-voz dos MSF, Sami al-Soubaihi, que também seguia no barco.

"Estamos a seguir para um quarto barco, vamos ver qual é a situação", acrescentou.

"Uma vez resgatados, os refugiados são tratados pela organização no barco em caso de desidratação ou outros problemas", disse Saadi à AFP, acrescentando que depois serão conduzidos aos centros da organização em Itália e na Grécia.

Na sexta-feira tinham sido resgatados ao largo da costa da Líbia cerca de uma centena de migrantes de origem africana.

A Líbia, com 1.770 quilómetros de costa, tornou-se uma placa giratória da migração clandestina para a Europa.

Os contrabandistas tiram proveito do caos que reina no país, assolado pela violência, incluindo a ausência do controlo das fronteiras.

Mais de 430.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro e quase 2.750 morreram ou estão desaparecidos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.