sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria instala cerca de ferro na fronteira com Grécia

A Hungria começou hoje a colocar uma cerca de ferro na passagem de fronteira de Baranjsko Petrovo Selo, para onde nos últimos dias as autoridades croatas têm transferido milhares de migrantes, informou hoje a televisão estatal croata HTV.

© Bernadett Szabo / Reuters

"O movimento parece-se mais com a entrada de um campo de concentração do que num país", relatou aquele canal televisivo.

Segundo a HTV, chegaram ao local vários veículos militares e camiões com trabalhadores, arame farpado e maquinaria de construção, dando ainda conta de que parece estar a crescer a tensão na fronteira, ainda que, para já, aquele local continue aberto.

Mais de 27 mil migrantes do Médio Orienta entraram na Croácia desde quarta-feira e a cada hora chegam mais centenas de pessoas, adiantou hoje à tarde o Ministério do Interior de Zagreb.

De acordo com o portal de notícias croata 'Index', a Eslovénia mantém hoje o posto fronteiriço de Harmica, a oeste de Zagreb, onde permanecem cerca de 300 migrantes à espera de conseguirem passar aquela fronteira.

O grupo espera passar por aquele ponto de controlo há três dias, temendo no entanto ter de abandonar o local e ir para outro posto de fronteira.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.