sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais treze pessoas morreram hoje no mar a tentar chegar à Grécia

Pelo menos 13 pessoas, entre as quais seis crianças, morreram hoje ao largo da costa turca na sequência de uma colisão entre um ferryboat e o bote em que se seguiam em direção à Grécia.

© Yannis Behrakis / Reuters

Segundo a agência noticiosa AFP, a embarcação transportava 46 pessoas e o acidente aconteceu ao largo de Canakkale, no noroeste da Turquia, quando se dirigia para a ilha grega de Lesbos, referiu a agência de notícias Dogan.

As autoridades conseguiram salvar 22 pessoas e a guarda costeira prossegue as buscas por mais sobreviventes.

"Era noite cerrada. Vimos o barco a aproximar-se de nós. Tentámos fazer sinal com lanternas e telemóveis, mas eles não nos viram", contou um dos resgatados à agência de notícias grega ANA.

Atirados à água, os passageiros do bote tentaram manter-se à tona, apesar das grandes ondas que rebentavam por cima deles.

"Perdemos as crianças. Não as conseguíamos ver na noite escura", disse o mesmo refugiado resgatado.

Oito crianças com menos de 12 anos estão entre os desaparecidos deste grupo, que pagou mil euros por pessoa para fazer a travessia até território grego a um traficante turco, adiantou a agência grega.

As ilhas gregas próximas da Turquia são uma via importante de entrada na Europa para os refugiados que arriscam a travessia, maioritariamente sírios.

Cerca de 310 mil migrantes já chegaram a países da União Europeia via Grécia desde o início do ano.

Cerca de 2.800 morreram em naufrágios de embarcações sobrelotadas.

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.