sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais treze pessoas morreram hoje no mar a tentar chegar à Grécia

Pelo menos 13 pessoas, entre as quais seis crianças, morreram hoje ao largo da costa turca na sequência de uma colisão entre um ferryboat e o bote em que se seguiam em direção à Grécia.

© Yannis Behrakis / Reuters

Segundo a agência noticiosa AFP, a embarcação transportava 46 pessoas e o acidente aconteceu ao largo de Canakkale, no noroeste da Turquia, quando se dirigia para a ilha grega de Lesbos, referiu a agência de notícias Dogan.

As autoridades conseguiram salvar 22 pessoas e a guarda costeira prossegue as buscas por mais sobreviventes.

"Era noite cerrada. Vimos o barco a aproximar-se de nós. Tentámos fazer sinal com lanternas e telemóveis, mas eles não nos viram", contou um dos resgatados à agência de notícias grega ANA.

Atirados à água, os passageiros do bote tentaram manter-se à tona, apesar das grandes ondas que rebentavam por cima deles.

"Perdemos as crianças. Não as conseguíamos ver na noite escura", disse o mesmo refugiado resgatado.

Oito crianças com menos de 12 anos estão entre os desaparecidos deste grupo, que pagou mil euros por pessoa para fazer a travessia até território grego a um traficante turco, adiantou a agência grega.

As ilhas gregas próximas da Turquia são uma via importante de entrada na Europa para os refugiados que arriscam a travessia, maioritariamente sírios.

Cerca de 310 mil migrantes já chegaram a países da União Europeia via Grécia desde o início do ano.

Cerca de 2.800 morreram em naufrágios de embarcações sobrelotadas.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.