sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais treze pessoas morreram hoje no mar a tentar chegar à Grécia

Pelo menos 13 pessoas, entre as quais seis crianças, morreram hoje ao largo da costa turca na sequência de uma colisão entre um ferryboat e o bote em que se seguiam em direção à Grécia.

© Yannis Behrakis / Reuters

Segundo a agência noticiosa AFP, a embarcação transportava 46 pessoas e o acidente aconteceu ao largo de Canakkale, no noroeste da Turquia, quando se dirigia para a ilha grega de Lesbos, referiu a agência de notícias Dogan.

As autoridades conseguiram salvar 22 pessoas e a guarda costeira prossegue as buscas por mais sobreviventes.

"Era noite cerrada. Vimos o barco a aproximar-se de nós. Tentámos fazer sinal com lanternas e telemóveis, mas eles não nos viram", contou um dos resgatados à agência de notícias grega ANA.

Atirados à água, os passageiros do bote tentaram manter-se à tona, apesar das grandes ondas que rebentavam por cima deles.

"Perdemos as crianças. Não as conseguíamos ver na noite escura", disse o mesmo refugiado resgatado.

Oito crianças com menos de 12 anos estão entre os desaparecidos deste grupo, que pagou mil euros por pessoa para fazer a travessia até território grego a um traficante turco, adiantou a agência grega.

As ilhas gregas próximas da Turquia são uma via importante de entrada na Europa para os refugiados que arriscam a travessia, maioritariamente sírios.

Cerca de 310 mil migrantes já chegaram a países da União Europeia via Grécia desde o início do ano.

Cerca de 2.800 morreram em naufrágios de embarcações sobrelotadas.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.