sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cavaco Silva destaca importância de soluções nos países de origem dos migrantes

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje a importância de serem encontradas soluções para o médio e longo prazos nos países de origem dos migrantes, ao intervir no encontro do Grupo de Arraiolos, a decorrer na Alemanha.

SEBASTIAN KAHNERT

Segundo fonte diplomática que assistiu à intervenção feita à porta fechada, no Castelo de Wartburg, em Eisenach, o chefe de Estado português começou por notar os grandes problemas que a União Europeia (UE) tem de tratar a curto prazo, numa referência aos milhares de migrantes que têm tentado chegar ao velho continente.

Cavaco Silva acrescentou a necessidade de serem encontradas soluções para o médio e longo prazos, designadamente no plano dos países de origem dos migrantes.

Esta posição, segundo a mesma fonte diplomática, terá sido apoiada por outros chefes de Estado, que durante dois dias se reúnem informalmente na Turíngia.

O Presidente da República destacou, também, a importância da próxima cimeira da União Europeia, em novembro, em Malta, dedicada ao tema dos migrantes.

O primeiro dia deste encontro informal de chefes de Estado foi ainda marcado pelo tema da coesão europeia, com Cavaco Silva, na sua intervenção a lembrar que os apoios financeiros europeus no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) de 2007-2013 ajudaram Portugal a reduzir os impactos negativos da crise económica e financeira.

A agenda dos trabalhos começou com uma palestra sobre a reforma religiosa.

Ao contrário do previsto, o Presidente da Hungria não compareceu na reunião, na qual Malta participa pela primeira vez, com estatuto de observador, como a Bulgária e a Estónia.

Na terça-feira-feira, os trabalhos terminam em Erfurt.

o grupo de Arraiolos junta informalmente, com periodicidade anual, os chefes de Estado de Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia, sendo fundamentalmente dirigentes sem poderes executivos.

O grupo reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente português, Jorge Sampaio, para discutir o futuro da União Europeia.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.