sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cavaco Silva destaca importância de soluções nos países de origem dos migrantes

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje a importância de serem encontradas soluções para o médio e longo prazos nos países de origem dos migrantes, ao intervir no encontro do Grupo de Arraiolos, a decorrer na Alemanha.

SEBASTIAN KAHNERT

Segundo fonte diplomática que assistiu à intervenção feita à porta fechada, no Castelo de Wartburg, em Eisenach, o chefe de Estado português começou por notar os grandes problemas que a União Europeia (UE) tem de tratar a curto prazo, numa referência aos milhares de migrantes que têm tentado chegar ao velho continente.

Cavaco Silva acrescentou a necessidade de serem encontradas soluções para o médio e longo prazos, designadamente no plano dos países de origem dos migrantes.

Esta posição, segundo a mesma fonte diplomática, terá sido apoiada por outros chefes de Estado, que durante dois dias se reúnem informalmente na Turíngia.

O Presidente da República destacou, também, a importância da próxima cimeira da União Europeia, em novembro, em Malta, dedicada ao tema dos migrantes.

O primeiro dia deste encontro informal de chefes de Estado foi ainda marcado pelo tema da coesão europeia, com Cavaco Silva, na sua intervenção a lembrar que os apoios financeiros europeus no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) de 2007-2013 ajudaram Portugal a reduzir os impactos negativos da crise económica e financeira.

A agenda dos trabalhos começou com uma palestra sobre a reforma religiosa.

Ao contrário do previsto, o Presidente da Hungria não compareceu na reunião, na qual Malta participa pela primeira vez, com estatuto de observador, como a Bulgária e a Estónia.

Na terça-feira-feira, os trabalhos terminam em Erfurt.

o grupo de Arraiolos junta informalmente, com periodicidade anual, os chefes de Estado de Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia, sendo fundamentalmente dirigentes sem poderes executivos.

O grupo reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente português, Jorge Sampaio, para discutir o futuro da União Europeia.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.