sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha suspende ligações de comboio com Áustria e Hungria

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou hoje a suspensão de serviços de e para a Áustria e a Hungria até 4 de outubro, em resultado dos controlos fronteiriços devido ao afluxo de migrantes.

© Michaela Rehle / Reuters

"Na sequência das medidas das autoridades (controlos na fronteira), a ligação da Deutsche Bahn Munique-Salzburgo (Áustria)-Budapeste (Hungria) está suspensa até 04 outubro de 2015", indicou a empresa, precisando que os comboios regionais continuarão a circular.

A Alemanha reintroduziu os controlos nas fronteiras em meados de setembro depois de terem chegado a Munique em apenas alguns dias dezenas de milhares de migrantes vindos da Áustria e da Hungria.

Desde então, as autoridades tomam conta diretamente na fronteira da situação dos requerentes de asilo, que são distribuídos por toda a Alemanha.

As medidas levaram a atrasos na circulação dos comboios e a várias suspensões do tráfico ferroviário, mas nunca com tal duração.

O número dos que chegam à Alemanha a partir da Áustria baixou consideravelmente desde o início dos controlos com cerca de 7.000 migrantes no total entre sábado e domingo, contra mais de 20.000 nos dois fins de semana precedentes.

A Alemanha conta acolher este ano entre 800.000 e um milhão de requerentes de asilo.

Lusa

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.