sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 10 mil refugiados entraram ontem na Hungria

Um novo recorde de 10.046 refugiados entrou quarta-feira na Hungria, a maioria através da Croácia, avançou hoje a polícia húngara. Os refugiados continuam o seu percurso através dos Balcãs em direção ao norte da Europa.

© Antonio Bronic / Reuters

Um total de 9.939 migrantes entraram na Hungria provenientes da Croácia, enquanto 102 cruzaram a fronteira da Sérvia, anunciou a polícia.

O anterior recorde foi estabelecido a 14 de setembro deste ano, quando 9.380 migrantes entraram na Hungria, pouco antes de ser selada a fronteira com a Sérvia.

O fecho da fronteira da Hungria com a Servia na semana passada levou milhares de migrantes a entrar na Croácia, que rapidamente foram travados pelas autoridades que começaram a encaminhá-los para a fronteira húngara.

Depois de entrarem na Hungria, os comboios levam-nos depois para a fronteira austríaca. O estado oriental de Burgenland registou quarta-feira um recorde de entradas registando 5.900 e mais 2.200 desde a meia-noite locais de hoje (23:00 em Lisboa).

Da Áustria os migrantes procuram viajar para o norte da Europa, em particular para a Suécia e Alemanha que abrandaram as leis de asilo para os sírios mas que apertaram os controlos fronteiriços.

Os novos números surgem depois dos países da União Europeia terem acordado quarta-feira aumentar a ajuda aos países vizinhos da Síria e mobilizar mil milhões de euros para as organizações que ajudam os refugiados.

Lusa

  • 70 milhões de euros até 2020 para Portugal integrar refugiados
    2:43

    Crise Migratória na Europa

    Portugal deverá receber 70 milhões de euros até 2020 para integrar migrantes e refugiados. Na cimeira de Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia acordaram aumentar o apoio mobilizando um total de mil milhões de euros através do Alto Comissariado da ONU para os refugiados e do Programa Alimentar Mundial. Os líderes europeus querem que até ao final de novembro esteja a funcionar o mecanismo de recolocação de migrantes e refugiados para acolher os 160 mil que já entraram na Europa.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.