sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Merkel diz que atual crise migratória vai mudar a Europa a longo prazo

Merkel diz que atual crise migratória vai mudar a Europa a longo prazo

A chanceler alemã diz que a atual crise dos refugiados vai mudar o futuro da Europa e que é precisa uma efetiva política de repatriamento para quem não tem direito à proteção como refugiado, que exige o apoio de fora da Europa, dos Estados Unidos, da Rússia e dos países do Médio Oriente.

"Nós demos um primeiro passo, mas estamos ainda muito longe do que precisamos alcançar", disse Angela Merkel perante a camara baixa do Parlamento, um dia depois da reunião extraordinária da União Europeia sobre este tema, defendendo um "processo duradouro na distribuição dos refugiados nos Estados-membros"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou quarta-feira que os líderes da União Europeia (UE) vão ampliar a ajuda aos países vizinhos da Síria e mobilizar mil milhões de euros para as organizações que ajudam os refugiados.

"Vamos poder mobilizar 1.000 milhões de euros adicionais para ajudar os refugiados através do Programa Alimentar Mundial e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados", disse Tusk, numa conferência de imprensa no final da cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo, que decorreu quarta-feira.

"Vamos aumentar a ajuda ao Líbano, Jordânia, Turquia e outros países da região", declarou.

O presidente do Conselho Europeu adiantou que os centros de registo de refugiados e migrantes vão estar a funcionar "até ao fim de novembro".

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.