sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 8.500 refugiados chegaram à Croácia nas últimas 24 horas

Cerca de 8.500 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Croácia e grande parte já foi transportada até a fronteira com a Hungria, que contabilizou hoje quase 10.000 refugiados, segundo a contagem mais recente da polícia.

© Marko Djurica / Reuters

Desde que a Hungria fechou as suas fronteiras com a Sérvia no dia 15 de setembro - desde então os refugiados desviam o seu caminho pela Croácia -, chegaram ao país 73.500 refugiados e migrantes, segundo dados da polícia divulgados pela agência de notícias Hina.

Os refugiados entram no leste da Croácia através da Sérvia, outro país de trânsito da rota dos Balcãs, que começa na Grécia e atravessa também a Macedónia.

As autoridades croatas levam os refugiados de forma organizada até os postos de acolhimento e, daí, em autocarros e comboios até a fronteira com a Hungria, que por sua vez, transporta-os até a fronteira com a Áustria.

A cifra de entradas na Croácia foi no sábado um pouco menor que na sexta-feira, quando se registaram 10.000 de chegadas de refugiados.

Na Hungria, a polícia informou que intercetou, no sábado, 9.472 refugiados que entraram no país de maneira ilegal, na sua maioria cruzando a fronteira com a Croácia.

Na manhã de hoje já havia mais 5.000 refugiados a cruzar a fronteira da Hungria com a Áustria na localidade de Hegyeshalom, segundo informou a televisão pública M1.

Estes refugiados chegaram à fronteira em três comboios com 1.800 pessoas cada um.

Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas de conflito no Médio Oriente supera os 250.000 e quase todos eles abandonaram o seu país em direção a países como a Alemanha e a Suécia.

Na Áustria, cerca de 12.000 refugiados entraram no país no sábado através da Hungria e ao redor de 13.000 passara a noite em alojamentos organizados pelas autoridades e pela Cruz Vermelha.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.