sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 8.500 refugiados chegaram à Croácia nas últimas 24 horas

Cerca de 8.500 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Croácia e grande parte já foi transportada até a fronteira com a Hungria, que contabilizou hoje quase 10.000 refugiados, segundo a contagem mais recente da polícia.

© Marko Djurica / Reuters

Desde que a Hungria fechou as suas fronteiras com a Sérvia no dia 15 de setembro - desde então os refugiados desviam o seu caminho pela Croácia -, chegaram ao país 73.500 refugiados e migrantes, segundo dados da polícia divulgados pela agência de notícias Hina.

Os refugiados entram no leste da Croácia através da Sérvia, outro país de trânsito da rota dos Balcãs, que começa na Grécia e atravessa também a Macedónia.

As autoridades croatas levam os refugiados de forma organizada até os postos de acolhimento e, daí, em autocarros e comboios até a fronteira com a Hungria, que por sua vez, transporta-os até a fronteira com a Áustria.

A cifra de entradas na Croácia foi no sábado um pouco menor que na sexta-feira, quando se registaram 10.000 de chegadas de refugiados.

Na Hungria, a polícia informou que intercetou, no sábado, 9.472 refugiados que entraram no país de maneira ilegal, na sua maioria cruzando a fronteira com a Croácia.

Na manhã de hoje já havia mais 5.000 refugiados a cruzar a fronteira da Hungria com a Áustria na localidade de Hegyeshalom, segundo informou a televisão pública M1.

Estes refugiados chegaram à fronteira em três comboios com 1.800 pessoas cada um.

Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas de conflito no Médio Oriente supera os 250.000 e quase todos eles abandonaram o seu país em direção a países como a Alemanha e a Suécia.

Na Áustria, cerca de 12.000 refugiados entraram no país no sábado através da Hungria e ao redor de 13.000 passara a noite em alojamentos organizados pelas autoridades e pela Cruz Vermelha.

Lusa

  • Arderam mais duas casas em Mação

    País

    O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse esta quarta-feira que durante a tarde arderam duas casas em aldeias do concelho e que as chamas que lavram desde domingo estão longe de estar controladas.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14