sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sete operações de socorro no Mediterrâneo resgatam 500 pessoas

Sete operações de resgate foram lançadas nas últimas 24 horas no Mediterrâneo, das quais quatro já foram concluídas e um total de 500 pessoas resgatadas até ao momento, anunciaram hoje a guarda marítima italiana.

© Umit Bektas / Reuters

"No dia de sábado houve calma, mas depois houve mais movimento. Tivemos a intervenção de um navio dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), das suas unidades da guarda marítima, um navio da marinha italiana e um navio que faz parte da força da União Europeia no Mediterrâneo (NAVFOR MED)", indicou um porta-voz.

A operação da União Europeia no Mediterrâneo, lançada em junho, possui quatro navios, entre os quais um porta-aviões italiano, quatro aviões, e 1.318 militares provenientes de 22 países europeus.

A fragata alemã Werra, ajudada pelo navio dos MSF, resgatou no sábado cerca de 140 pessoas, das quais 42 mulheres e duas criança, segundo um repórter fotográfico da agência AFP.

Os imigrantes, essencialmente originários da Nigéria, Gana, Senegal e Serra Leoa, tinham partido da Líbia há três dias, quando foram resgatados a 80 quilómetros ao norte da costa daquele país.

De acordo com a agência EFE, um total de 17 refugiados sírios morreram hoje quando o bote pneumático afundou em águas turcas, no Mar Egeu, informaram as autoridades turcas.

As autoridades marítimas da Turquia ainda conseguiram salvar 20 pessoas e resgatar os corpos dos migrantes que se afogaram.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC