sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Guarda Costeira resgatou mais 1.151 pessoas nas costas líbias

Os guarda-costas italianos coordenaram hoje 11 operações de resgate de refugiados, ao largo das costas líbias, que permitiram o salvamento de 1.151 pessoas, informaram em comunicado.

© Hani Amara / Reuters

Uma das operações envolveu 441 pessoas, que viajavam a bordo de quatro embarcações pneumáticas, socorridas por um navio da Guarda Costeira.

Um segundo navio, que já transportava 85 pessoas socorridas no domingo, recolheu num primeiro momento mais 105 refugiados, que estavam a bordo de um navio da Marinha italiana, e depois outros 308, provenientes do navio Dignity 1, da organização Médicos Sem Fronteiras.

Nas operações participaram também três motos da Marinha italiana.

Estes refugiados estavam na noite de segunda-feira a viajar para Itália, em direção a Lampedusa e ao porto siciliano de Pozzallo, onde devem chegar na manhã de terça-feira.

Mais de 430 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro, e cerca de 2.750 aí morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional das Migrações.

Lusa

  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.

  • Se

    Se Jaime Marta Soares tiver razão, se a ciência e as autoridades não forem - outra vez? - manipuladas pelo poder político, se a investigação - independente - concluir que o fogo começou muito antes da trovoada, então, estamos diante de um dos maiores embustes do Portugal democrático.

    Pedro Cruz

  • Governo cria fundo de apoio para as pessoas afetadas pelos incêndios
    1:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O ministro do Planeamento e Infraestruturas reuniu-se esta quarta-feira com os autarcas de Figueró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão  Grande. O Governo criou um fundo financeiro, com o contributo dos portugueses, para apoiar a reconstrução das habitações e a vida das pessoas afetadas pelos incêndios que lavram desde sábado. O fundo será aprovado quinta-feira em Conselho de Ministros.

  • A reconstrução da Nacional 236
    1:44
  • Harry admite que ninguém na família real britânica quer ser rei ou rainha

    Mundo

    O príncipe Harry admitiu que nenhum dos mais jovens membros da família real britânica quer ser rei ou rainha. Numa entrevista exclusiva à revista norte-americana Newsweek, na qual aborda temas como a morte da mãe, que perdeu com apenas 12 anos, Harry afirma que ele e o irmão estão empenhados em "modernizar a monarquia".

    SIC