sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Guarda Costeira resgatou mais 1.151 pessoas nas costas líbias

Os guarda-costas italianos coordenaram hoje 11 operações de resgate de refugiados, ao largo das costas líbias, que permitiram o salvamento de 1.151 pessoas, informaram em comunicado.

© Hani Amara / Reuters

Uma das operações envolveu 441 pessoas, que viajavam a bordo de quatro embarcações pneumáticas, socorridas por um navio da Guarda Costeira.

Um segundo navio, que já transportava 85 pessoas socorridas no domingo, recolheu num primeiro momento mais 105 refugiados, que estavam a bordo de um navio da Marinha italiana, e depois outros 308, provenientes do navio Dignity 1, da organização Médicos Sem Fronteiras.

Nas operações participaram também três motos da Marinha italiana.

Estes refugiados estavam na noite de segunda-feira a viajar para Itália, em direção a Lampedusa e ao porto siciliano de Pozzallo, onde devem chegar na manhã de terça-feira.

Mais de 430 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro, e cerca de 2.750 aí morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional das Migrações.

Lusa

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.