sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Guarda Costeira resgatou mais 1.151 pessoas nas costas líbias

Os guarda-costas italianos coordenaram hoje 11 operações de resgate de refugiados, ao largo das costas líbias, que permitiram o salvamento de 1.151 pessoas, informaram em comunicado.

© Hani Amara / Reuters

Uma das operações envolveu 441 pessoas, que viajavam a bordo de quatro embarcações pneumáticas, socorridas por um navio da Guarda Costeira.

Um segundo navio, que já transportava 85 pessoas socorridas no domingo, recolheu num primeiro momento mais 105 refugiados, que estavam a bordo de um navio da Marinha italiana, e depois outros 308, provenientes do navio Dignity 1, da organização Médicos Sem Fronteiras.

Nas operações participaram também três motos da Marinha italiana.

Estes refugiados estavam na noite de segunda-feira a viajar para Itália, em direção a Lampedusa e ao porto siciliano de Pozzallo, onde devem chegar na manhã de terça-feira.

Mais de 430 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro, e cerca de 2.750 aí morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional das Migrações.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.