sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bruxelas apresenta proposta de 800 M€ para os refugiados

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta para mobilizar 800 milhões de euros, ainda este ano, para fazer face à crise de refugiados, no quadro do compromisso assumido há uma semana pelos líderes europeus numa cimeira extraordinária em Bruxelas.

© Dado Ruvic / Reuters

A 23 de setembro, no Conselho Europeu extraordinário celebrado para discutir a resposta da UE à crise migratória, causada sobretudo pelo conflito na Síria, os chefes de Estado e de Governo da UE concordaram com a proposta do executivo comunitário no sentido de mobilizar 1,7 mil milhões de euros em 2015 e 2016 para apoiar o acolhimento de refugiados, tendo hoje o colégio da "Comissão Juncker" proposto as modalidades de financiamento.

As propostas de hoje referem-se a 801,3 milhões de euros para o ano ainda em curso, e que serão financiados através de um orçamento retificativo para 2015 e com recurso a fundos comunitários de outras áreas, enquanto o segundo pacote de propostas, referentes a 900 milhões de euros para 2016, constarão de um orçamento retificativo para 2016 a ser apresentado em outubro próximo.

Sublinhando que o orçamento retificativo para 2015 não implica um aumento das contribuições dos Estados-membros, a Comissão aponta que a verba para a assistência de emergência estará disponível assim que o Conselho (Estados-membros) e Parlamento Europeu aprovarem formalmente o orçamento retificativo, o que espera que façam "o mais rapidamente", tal como se comprometeram na semana passada.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.