sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bruxelas apresenta proposta de 800 M€ para os refugiados

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta para mobilizar 800 milhões de euros, ainda este ano, para fazer face à crise de refugiados, no quadro do compromisso assumido há uma semana pelos líderes europeus numa cimeira extraordinária em Bruxelas.

© Dado Ruvic / Reuters

A 23 de setembro, no Conselho Europeu extraordinário celebrado para discutir a resposta da UE à crise migratória, causada sobretudo pelo conflito na Síria, os chefes de Estado e de Governo da UE concordaram com a proposta do executivo comunitário no sentido de mobilizar 1,7 mil milhões de euros em 2015 e 2016 para apoiar o acolhimento de refugiados, tendo hoje o colégio da "Comissão Juncker" proposto as modalidades de financiamento.

As propostas de hoje referem-se a 801,3 milhões de euros para o ano ainda em curso, e que serão financiados através de um orçamento retificativo para 2015 e com recurso a fundos comunitários de outras áreas, enquanto o segundo pacote de propostas, referentes a 900 milhões de euros para 2016, constarão de um orçamento retificativo para 2016 a ser apresentado em outubro próximo.

Sublinhando que o orçamento retificativo para 2015 não implica um aumento das contribuições dos Estados-membros, a Comissão aponta que a verba para a assistência de emergência estará disponível assim que o Conselho (Estados-membros) e Parlamento Europeu aprovarem formalmente o orçamento retificativo, o que espera que façam "o mais rapidamente", tal como se comprometeram na semana passada.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.