sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bruxelas apresenta proposta de 800 M€ para os refugiados

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta para mobilizar 800 milhões de euros, ainda este ano, para fazer face à crise de refugiados, no quadro do compromisso assumido há uma semana pelos líderes europeus numa cimeira extraordinária em Bruxelas.

© Dado Ruvic / Reuters

A 23 de setembro, no Conselho Europeu extraordinário celebrado para discutir a resposta da UE à crise migratória, causada sobretudo pelo conflito na Síria, os chefes de Estado e de Governo da UE concordaram com a proposta do executivo comunitário no sentido de mobilizar 1,7 mil milhões de euros em 2015 e 2016 para apoiar o acolhimento de refugiados, tendo hoje o colégio da "Comissão Juncker" proposto as modalidades de financiamento.

As propostas de hoje referem-se a 801,3 milhões de euros para o ano ainda em curso, e que serão financiados através de um orçamento retificativo para 2015 e com recurso a fundos comunitários de outras áreas, enquanto o segundo pacote de propostas, referentes a 900 milhões de euros para 2016, constarão de um orçamento retificativo para 2016 a ser apresentado em outubro próximo.

Sublinhando que o orçamento retificativo para 2015 não implica um aumento das contribuições dos Estados-membros, a Comissão aponta que a verba para a assistência de emergência estará disponível assim que o Conselho (Estados-membros) e Parlamento Europeu aprovarem formalmente o orçamento retificativo, o que espera que façam "o mais rapidamente", tal como se comprometeram na semana passada.

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29