sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha contabiliza 577.307 requerentes de asilo entre janeiro e setembro

A Alemanha registou 577.307 novos pedidos de asilo nos primeiros nove meses deste ano, informou hoje o Ministério do Interior alemão, acrescentando que mais de um terço dos novos requerentes é proveniente da Síria.

Muhammed Muheisen

O ministério esclareceu que este número poderá estar sujeito a alterações, devido a possíveis erros ou omissões. Segundo as autoridades alemãs, alguns migrantes não concluem o processo de requerimento, enquanto outros fornecem informações incorretas.

Mesmo assim, este número representa mais do dobro das 200 mil chegadas que foram contabilizadas em 2014.

Só no último mês de setembro, as autoridades alemãs registaram 163.772 pedidos de asilo, dos quais 85.455 foram de migrantes oriundos da Síria, 19.192 de migrantes iraquianos e 18.387 de afegãos.

A Alemanha - um dos destinos preferenciais da atual vaga de migração -- espera receber este ano entre 800 mil a um milhão de novos pedidos de asilo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), que a União Europeia (UE) necessita de novas regras para lidar com os pedidos de asilo, pois as atuais estão "obsoletas".

"Sejamos francos, a convenção de Dublin, na sua forma atual, é obsoleta", disse a líder alemã, referindo-se ao atual quadro legal europeu que regulamenta os pedidos de asilo, que estipula que os refugiados devem solicitá-lo no Estado-membro da UE ao qual chegam.

Segundo Merkel, o sistema era "bem intencionado", mas revelou-se insustentável, razão pela qual, defendeu, é necessário "um novo regulamento" que garanta "uma repartição justa e solidária" dos refugiados que solicitam asilo, entre todos os Estados-membros da União.

Lusa

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.