sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Alemanha contabiliza 577.307 requerentes de asilo entre janeiro e setembro

A Alemanha registou 577.307 novos pedidos de asilo nos primeiros nove meses deste ano, informou hoje o Ministério do Interior alemão, acrescentando que mais de um terço dos novos requerentes é proveniente da Síria.

Muhammed Muheisen

O ministério esclareceu que este número poderá estar sujeito a alterações, devido a possíveis erros ou omissões. Segundo as autoridades alemãs, alguns migrantes não concluem o processo de requerimento, enquanto outros fornecem informações incorretas.

Mesmo assim, este número representa mais do dobro das 200 mil chegadas que foram contabilizadas em 2014.

Só no último mês de setembro, as autoridades alemãs registaram 163.772 pedidos de asilo, dos quais 85.455 foram de migrantes oriundos da Síria, 19.192 de migrantes iraquianos e 18.387 de afegãos.

A Alemanha - um dos destinos preferenciais da atual vaga de migração -- espera receber este ano entre 800 mil a um milhão de novos pedidos de asilo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), que a União Europeia (UE) necessita de novas regras para lidar com os pedidos de asilo, pois as atuais estão "obsoletas".

"Sejamos francos, a convenção de Dublin, na sua forma atual, é obsoleta", disse a líder alemã, referindo-se ao atual quadro legal europeu que regulamenta os pedidos de asilo, que estipula que os refugiados devem solicitá-lo no Estado-membro da UE ao qual chegam.

Segundo Merkel, o sistema era "bem intencionado", mas revelou-se insustentável, razão pela qual, defendeu, é necessário "um novo regulamento" que garanta "uma repartição justa e solidária" dos refugiados que solicitam asilo, entre todos os Estados-membros da União.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.