sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais 2 detenções em operação relacionada com transporte de imigrantes ilegais

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje a detenção de mais dois cidadãos, no âmbito da operação conjunta entre Portugal e França relacionada com o transporte ilegal de imigrantes entre vários países europeus.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Yannis Behrakis / Reuters

As duas detenções juntam-se às seis realizadas na semana passada pelo SEF, no contexto da operação conjunta entre Portugal e França, denominada "Operação Bouquet", que desmantelou um grupo criminoso que transportava, a troco de elevadas quantias monetárias, imigrantes ilegais entre vários países europeus.

Em comunicado, o SEF refere que um dos suspeitos foi detido na quinta-feira e está envolvido na investigação que está a decorrer em Portugal, sob a orientação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, tendo também sido detido um cidadão que o acompanhava.

Segundo o SEF, este último foi detido por permanência ilegal no país, tendo antecedentes criminais e ligação a redes de regularização de imigrantes.

O SEF adianta que foram ainda efetuadas buscas a um estabelecimento comercial e a uma viatura, permitindo "a apreensão de abundante prova documental relacionada com a prática dos crimes em investigação".

No âmbito da operação, um outro suspeito da investigação do SEF, sobre o qual pendia mandado de detenção europeu, foi detido há três dias em Itália, estando em curso os procedimentos para a sua extradição para Portugal, refere aquele serviço de segurança.

As investigações realizadas em Portugal e em França, sob a égide da Eurojust e o apoio da Europol, permitiram desmantelar uma organização criminosa dedicada ao transporte e à regularização fraudulenta de imigrantes ilegais, maioritariamente originários da Península Indostânica.

Na quinta-feira, a Europol anunciou que a operação conjunta de Portugal e França contra um grupo de transporte de imigrantes em situação ilegal resultou na detenção de 69 pessoas, entre as quais "nove figuras-chave" da rede criminosa que operava na União Europeia.

A Europol indicou que, em Portugal, a ação da rede envolvia não só o transporte de imigrantes como também casamentos de conveniência entre imigrantes e mulheres de nacionalidade portuguesa.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.