sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Jovem migrante em estado grave depois de saltar para comboio Eurotunel

Um migrante eritreu, de 17 anos, está em estado grave, mas não em risco de vida, depois de ter aparentemente saltado sobre uma carruagem no Eurotunel, no norte de França, para chegar ao Reino Unido, segundo os bombeiros.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Regis Duvignau / Reuters

Na noite de hoje, "um eritreu, por uma razão indeterminada, caiu de uma ponte sobre a via do Eurotunel. Ele atingiu uma catenária, aterrou no teto de uma carruagem e depois escorregou para o cais", indicaram os bombeiros à agência noticiosa AFP.

"Ele tem queimaduras de 2.º e 3.º grau em 30% do corpo, ao nível das costas e numa perna. Está em estado grave", mas não corre risco de vida, acrescentaram os bombeiros.

O migrante foi transportado para o hospital da cidade vizinha de Calais, segundo as mesmas fontes.

Entre 3500 e 4000 migrantes, provenientes principalmente da África Oriental, do Médio Oriente e do Afeganistão, estão em Calais e nos arredores, enquanto outros mil se encontram na região de Dunquerque.

Estas cerca de cinco mil pessoas vivem em campos na esperança de alcançar o Reino Unido, procurando consegui-lo através dos camiões que apanham os 'car-ferrys' destinados a Douvres, ou do comboio que atravessa o Canal da Mancha.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.