sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrações e situação na Síria dominam reunião de chefes da diplomacia da UE

As migrações deverão voltar a centrar hoje as atenções, no Luxemburgo, na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, com Portugal representado por Rui Machete.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

A reunião servirá também para analisar a situação da Síria e o apoio a dar ao enviado especial das Nações Unidas para o país, a Staffan de Mistura.

Este conselho de ministros decorre poucos dias depois do primeiro voo de recolocação de refugiados, que levou um grupo de eritreus de Itália para a Suécia.

Com este início do processo a Comissão Europeia espera que se tornem mais comuns as recolocações por todo o espaço comunitário, enquanto pretende também acelerar as repatriações de migrantes sem direito a solicitar asilo.

No final da semana decorrerá uma cimeira europeia, que juntará chefes de Estado e do Governo em Bruxelas, com a migração novamente na agenda dos debates.

Lusa

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.