sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrações e situação na Síria dominam reunião de chefes da diplomacia da UE

As migrações deverão voltar a centrar hoje as atenções, no Luxemburgo, na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, com Portugal representado por Rui Machete.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

A reunião servirá também para analisar a situação da Síria e o apoio a dar ao enviado especial das Nações Unidas para o país, a Staffan de Mistura.

Este conselho de ministros decorre poucos dias depois do primeiro voo de recolocação de refugiados, que levou um grupo de eritreus de Itália para a Suécia.

Com este início do processo a Comissão Europeia espera que se tornem mais comuns as recolocações por todo o espaço comunitário, enquanto pretende também acelerar as repatriações de migrantes sem direito a solicitar asilo.

No final da semana decorrerá uma cimeira europeia, que juntará chefes de Estado e do Governo em Bruxelas, com a migração novamente na agenda dos debates.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.