sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrações e situação na Síria dominam reunião de chefes da diplomacia da UE

As migrações deverão voltar a centrar hoje as atenções, no Luxemburgo, na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, com Portugal representado por Rui Machete.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

A reunião servirá também para analisar a situação da Síria e o apoio a dar ao enviado especial das Nações Unidas para o país, a Staffan de Mistura.

Este conselho de ministros decorre poucos dias depois do primeiro voo de recolocação de refugiados, que levou um grupo de eritreus de Itália para a Suécia.

Com este início do processo a Comissão Europeia espera que se tornem mais comuns as recolocações por todo o espaço comunitário, enquanto pretende também acelerar as repatriações de migrantes sem direito a solicitar asilo.

No final da semana decorrerá uma cimeira europeia, que juntará chefes de Estado e do Governo em Bruxelas, com a migração novamente na agenda dos debates.

Lusa

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.