sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal deverá receber refugiados na próxima semana

Portugal está entre os cinco países que comunicaram a Bruxelas estar prontos para receber refugiados. As próximas recolocações decorrem já na próxima semana.

© Eric Gaillard / Reuters

Uma semana depois de a Suécia ter recebido os primeiros 19 refugiados, que estavam em Itália, a Comissão Europeia espera que sejam recolocados mais 100 pessoas, que também estão atualmente naquele país.

A distribuição ainda não está fechada, mas, de acordo com fontes comunitárias, os requerentes de asilo deverão seguir para Portugal, Finlândia, Espanha, França e Alemanha.

As mesmas fontes lembraram a obrigação legal, decorrente da última cimeira de chefes de Estado e de Governo, de que todos os países terão de receber refugiados, mas acrescentaram que cinco estados-membros mostraram já interesse e afirmaram-se prontos para o processo.

Os números finais para cada país só devem ser conhecidos na sexta ou na segunda-feira, por estarem a decorrer análises entre as autoridades italianas e os oficiais de ligação de cada país.

Uma fonte ligada ao processo explicou que estão a ser feitas perguntas aos refugiados, como as línguas faladas ou a eventual existência de membros da família em Estados-membros para, dentro do possível, se fazer um encontro de vontades.

Acerca dos números de refugiados, a mesma fonte sublinhou que se devem levar em conta eventuais atrasos burocráticos, como aconteceu no primeiro voo de recolocação, que fez diminuir de 20 para 19 o número de pessoas que a voar de Itália para a Suécia.

Outra fonte comunitária notou que na cimeira de quinta e sexta-feira, a Comissão Europeia irá instar os países a concretizarem calendários para receberem os refugiados.

Da Grécia deverá sair "esta semana, ou na próxima semana", um voo de recolocação para o Luxemburgo.

Com Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16