sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon diz que não existem duas categorias de migrantes

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou hoje que "não existem duas categorias", imigrantes ou deslocados, mas apenas "pessoas que precisam de ajuda", dirigindo-se aos deputados do parlamento de Itália.

Kevin Hagen

"Na migração forçada não existem duas categorias, os que merecem (assistência) ou não. Existem apenas pessoas que precisam de ajuda. Todos os migrantes devem beneficiar de proteção", assinalou, numa cerimónia a propósito do 60.º aniversário da adesão de Itália à ONU.

"Itália soube dar uma resposta corajosa e profundamente humana à maior crise migratória desde o final da Segunda Guerra Mundial", disse Ban Ki-moon, agradecendo a quem se esforça para acolher os migrantes.

Devido à sua situação geográfica, Itália regista um elevado fluxo de migrantes, a maioria dos quais atravessa o Mediterrâneo a partir das costas da Líbia.

Na cerimónia participaram também o presidente italiano, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro, Matteo Renzi, que assinalou que "Itália precisa da ONU, mas esta também precisa da Itália, do seu coração, da sua generosidade e da sua paixão".

Lusa

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.