sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon diz que não existem duas categorias de migrantes

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou hoje que "não existem duas categorias", imigrantes ou deslocados, mas apenas "pessoas que precisam de ajuda", dirigindo-se aos deputados do parlamento de Itália.

Kevin Hagen

"Na migração forçada não existem duas categorias, os que merecem (assistência) ou não. Existem apenas pessoas que precisam de ajuda. Todos os migrantes devem beneficiar de proteção", assinalou, numa cerimónia a propósito do 60.º aniversário da adesão de Itália à ONU.

"Itália soube dar uma resposta corajosa e profundamente humana à maior crise migratória desde o final da Segunda Guerra Mundial", disse Ban Ki-moon, agradecendo a quem se esforça para acolher os migrantes.

Devido à sua situação geográfica, Itália regista um elevado fluxo de migrantes, a maioria dos quais atravessa o Mediterrâneo a partir das costas da Líbia.

Na cerimónia participaram também o presidente italiano, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro, Matteo Renzi, que assinalou que "Itália precisa da ONU, mas esta também precisa da Itália, do seu coração, da sua generosidade e da sua paixão".

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.