sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-moon diz que não existem duas categorias de migrantes

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou hoje que "não existem duas categorias", imigrantes ou deslocados, mas apenas "pessoas que precisam de ajuda", dirigindo-se aos deputados do parlamento de Itália.

Kevin Hagen

"Na migração forçada não existem duas categorias, os que merecem (assistência) ou não. Existem apenas pessoas que precisam de ajuda. Todos os migrantes devem beneficiar de proteção", assinalou, numa cerimónia a propósito do 60.º aniversário da adesão de Itália à ONU.

"Itália soube dar uma resposta corajosa e profundamente humana à maior crise migratória desde o final da Segunda Guerra Mundial", disse Ban Ki-moon, agradecendo a quem se esforça para acolher os migrantes.

Devido à sua situação geográfica, Itália regista um elevado fluxo de migrantes, a maioria dos quais atravessa o Mediterrâneo a partir das costas da Líbia.

Na cerimónia participaram também o presidente italiano, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro, Matteo Renzi, que assinalou que "Itália precisa da ONU, mas esta também precisa da Itália, do seu coração, da sua generosidade e da sua paixão".

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19