sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Quatro mortos após colisão entre patrulha grega e embarcação de migrantes na Grécia

Quatro migrantes, uma mulher e três crianças, morreram hoje e quatro outros estão desaparecidos devido ao naufrágio da sua embarcação após chocar com uma patrulha da guarda costeira grega ao largo da ilha de Lesbos, indicaram as autoridades gregas.

© Giorgos Moutafis / Reuters

Os corpos das quatro vítimas foram recuperados na sequência de buscas na zona por parte de duas patrulhas gregas, assistidas por um navio português e por um helicóptero da Frontex, a agência europeia de vigilância das fronteiras.

O desaparecimento das oito pessoas no naufrágio foi assinalado pelos 31 resgatados.

As buscas pelos desaparecidos continuam e um inquérito deve determinar as circunstâncias da colisão entre o navio grego, com 30 metros de cumprimento, e a embarcação em madeira dos migrantes, ao largo da localidade de Molyvos, no norte de Lesbos, informou o Ministério da Marinha Mercante grego.

O balanço dos migrantes afogados no mar Egeu quando tentam chegar à Grécia a partir da Turquia não tem deixado de aumentar.

De acordo com os últimos números da Organização Internacional para as Migrações, mais de 606.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo para chegar à Europa desde janeiro e mais de 3.000 morreram durante a travessia.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.