sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima detém três "facilitadores" de imigração ilegal na Grécia

A Polícia Marítima anunciou hoje a detenção de três "facilitadores" de imigração ilegal na Grécia, "já referenciados e considerados perigosos".

A detenção ocorreu na sequência da operação europeia POSEIDON SEA 2015, de controlo de fronteiras, no Mar Egeu, na qual a Polícia Marítima participa desde 1 de outubro.

A última detenção aconteceu na segunda-feira, após o transporte de cerca de 300 pessoas entre a Turquia e a Grécia, sendo que o suspeito, turco e aparentando 35 anos, "estava armado e teria já disparado tiros para o ar", segundo informação recebida pelas autoridades portuguesas.

O homem resistiu à detenção, não tendo, porém, a equipa da Polícia Marítima encontrado armas no local, refere uma nota publicada no portal da Autoridade Marítima Nacional, salientando que a detenção mereceu uma carta de agradecimento por parte do Comando da Guarda Costeira Grega de Mitilini.

Na quinta-feira, um agente da Polícia Marítima recuperou os cadáveres de quatro pessoas - uma mulher, uma adolescente e dois bebés - que tinham ficado presas no interior de uma embarcação que naufragou perto do porto de Molivos, na Grécia.

A participação da Polícia Marítima na operação POSEIDON SEA 2015 termina a 31 de dezembro.

Até à data, os agentes portugueses estiveram envolvidos em 13 missões de busca e salvamento, tendo resgatado do Mar Egeu 548 pessoas, incluindo 116 crianças.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.